O que você precisa saber sobre o estrabismo acomodativo na infância?

estrabismo acomodativo

O estrabismo acomodativo é uma condição em que os olhos não se alinham corretamente quando uma criança está lendo, pintando, brincando ou realizando qualquer atividade que exija um foco próximo.

Observar o crescimento dos nossos filhos é uma das tarefas mais lindas e desafiadoras quando somos cuidadores, não é? 

Estar atento ao desenvolvimento dos seus passos, das observações é fundamental para uma vida sadia. Por isso, o acompanhamento médico é tão importante. Seu filho está com uma alteração no movimento dos olhos na hora de brincar com objetos próximos, ler algum livro? 

Esse conteúdo é para você! O estrabismo acomodativo é uma alteração ocular muito comum e não esqueça de manter as consultas oftalmológicas do seu filho em dia.

5 informações que você precisa saber sobre o estrabismo acomodativo na infância:

O que é o estrabismo acomodativo?

Popularmente conhecido como “olho torto”, essa condição acontece porque os músculos responsáveis por focalizar em um objeto próximo, fazem uma convergência dos olhos, ou seja, entortam para dentro.

Quando não tratado, esses músculos ficam muito ativados, podendo ocorrer essa mudança.

Outro ponto, é muito comum pacientes de 2 a 3 anos no meu consultório que aparentam enxergar bem e quando examino apresentam até 6 graus de hipermetropia.

Por isso, se estiver desconfiando de alguma alteração nos olhos do seu filho, não deixe de marcar uma consulta com o oftalmologista pediatra.

Se quiser aprofundar o conteúdo sobre hipermetropia infantil, neste conteúdo você aprenderá tudo que precisa saber para tirar suas dúvidas.

Sintomas

Um dos primeiros sinais que você conseguirá identificar no seu filho é a partir da observação de como ele brinca com objetos de curta distância. Possivelmente, seu filho apresenta sinais como:

  • Olhos desalinhados;
  • Visão dupla;
  • Piscar excessivo;
  • Desvio de olhos quando estão se concentrando;
  • A criança inclina a cabeça tentando corrigir o problema.

Causas

A causa principal está relacionada com a presbiopia ou a hipermetropia, que já falamos tudo nesse artigo. Por tratar-se de um erro refrativo, os músculos oculares trabalham mais para ajustar o foco, levando ao desalinhamento dos olhos.

Tratamento

Em crianças, o estrabismo acomodativo pode voltar ao normal com o crescimento da criança.

Porém, na grande maioria dos casos, o melhor tratamento a ser recomendado pelo seu oftalmologista é o uso de óculos com lentes corretivas ou terapia visual, que visa melhorar a coordenação entre os olhos e a capacidade de focar em objetos próximos.

Há casos que a cirurgia será a recomendação, porém é como sempre reforço aqui neste canal, uma avaliação completa com o oftalmologista da criança será fundamental para o diagnóstico correto.

Tipos de estrabismo acomodativo

Esotropia

É quando um dos olhos da criança pode desviar para dentro, enquanto o outro permanece alinhado corretamente.

Exotropia

É quando um dos olhos da criança se desvia para fora enquanto o outro permanece alinhado normalmente.

Este conteúdo foi útil? Se você identificou alguma característica na rotina do seu filho, não deixe de fazer uma consulta com o oftalmologista pediatra para ter um diagnóstico correto.

Na área médica sempre frisamos a importância do diagnóstico precoce para evitar consequências mais graves das doenças. Além de ser um ato verdadeiro de amor!

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a).

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter