Doenças oculares no inverno: o que você precisa saber para se proteger?

Doenças Oculares no Inverno

As doenças oculares no inverno são uma realidade para muitas famílias. Porém, com a informação correta a prevenção é o melhor caminho.

Durante o inverno, as baixas temperaturas, o ar seco e outros fatores ambientais podem afetar negativamente os olhos e causar doenças oculares. Por isso, é importante estar ciente das doenças oculares mais comuns no inverno e tomar medidas preventivas para proteger os olhos.

Neste texto, abordaremos algumas das principais doenças oculares no inverno, seus sintomas e como preveni-las.

Doenças oculares no inverno que afetam os olhos no inverno

Como dito anteriormente, as baixas temperaturas, o ar seco e fatores ambientais do inverno, podem gerar consequências negativas para a nossa saúde ocular, causando algumas doenças como:

Além disso, lembre-se que caso apresente algum sinal de qualquer uma das doenças citadas abaixo, procure por um médico oftalmologista de sua confiança para obter o diagnóstico e tratamento corretos.

Olho seco

O ar frio e seco do inverno pode levar ao ressecamento dos olhos, resultando em uma condição chamada de olho seco. Seus sintomas incluem:

• Sensação de ardência,
  • Coceira,
  • Visão turva;
  • Desconforto geral nos olhos.

Para aliviar o olho seco, caso seja recomendado pelo seu médico oftalmologista, é possível fazer o uso de colírios lubrificantes ou lágrimas artificiais, pois ajudam a manter os olhos hidratados, evitando seu ressecamento. Ainda, é importante evitar o uso excessivo de aquecedores no ambiente, pois eles podem ressecar ainda mais o ar.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação muito comum que ocorre na membrana transparente que reveste a parte interna das pálpebras e a superfície do olho. No inverno, a ocorrência da conjuntivite viral, também conhecida como “conjuntivite do frio”, acontece devido ao aumento dos vírus circulantes nessa estação. Os sintomas incluem:

• Olhos vermelhos,
  • Coceira,
  • Lacrimação excessiva,
  • Secreção ocular,
  • Sensibilidade à luz.

Sua prevenção envolve a lavagem adequada das mãos, evitar compartilhar objetos pessoais, como toalhas e lenços, levar as mãos aos olhos sem necessidade e entre outros. Em caso de suspeita de conjuntivite, é importante procurar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequados.

Uveíte:

A uveíte é uma inflamação da camada média do olho, conhecida como úvea. No inverno, essa condição pode ser desencadeada por infecções virais, como a gripe, ou por doenças autoimunes. Seus sintomas incluem:

• Dor ocular,
  • Sensibilidade à luz,
  • Visão turva,
  •  Perda temporária da visão.

A prevenção envolve a adoção de hábitos saudáveis, como a lavagem adequada das mãos e a vacinação contra a gripe. Além disso, o tratamento da uveíte requer acompanhamento médico e pode incluir o uso de medicamentos à base de corticóides  para controlar a inflamação.

Ceratite:

A ceratite é uma inflamação da córnea, na parte frontal transparente do olho. No inverno, o vento gelado e a exposição prolongada ao frio podem levar ao ressecamento da córnea e ao desenvolvimento de ceratite. Os sintomas incluem:

• Dor ocular,
  • Sensibilidade à luz,
  • Visão turva,
  • Vermelhidão nos olhos.

Para prevenir a ceratite, é importante utilizar óculos de sol que ofereçam proteção contra os raios ultravioleta e o vento, além de manter os olhos hidratados com colírios lubrificantes caso haja recomendações.

Calázio:

O calázio é uma protuberância que se forma na pálpebra devido à obstrução das glândulas sebáceas. No inverno, o uso de chapéus ou gorros apertados pode aumentar a produção de sebo no rosto e consequentemente, nas pálpebras, facilitando o desenvolvimento de calázios. Os sintomas incluem:

• Inchaço,
  • Vermelhidão,
  • Dor na região das  pálpebras.

A prevenção envolve a higiene adequada das pálpebras, como a limpeza com água morna e uso de compressas quentes para aliviar a obstrução. Em casos persistentes, é importante procurar um médico para tratamento adequado.

Como evitar as doenças oculares no inverno?

Para prevenir as doenças oculares no inverno, além das medidas mencionadas acima, é fundamental manter uma boa higiene ocular, evitando o compartilhamento de objetos pessoais, como maquiagem e toalhas, e garantir a vacinação contra a gripe. Além disso, é recomendado o uso de óculos de proteção em atividades ao ar livre, especialmente em ambientes com vento e baixas temperaturas.

Conheça os meus serviços:

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a).

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.