Dúvidas comuns sobre a saúde ocular das crianças

Saúde ocular das crianças

No consultório recebemos diversas dúvidas comuns sobre a saúde ocular das crianças, e que muitos pais julgam básicas, porém são fundamentais entender para que seu filho mantenha a saúde dos olhos em perfeito estado. 

Por isso, separamos esse guia para auxiliar todos os pais a entenderem mais sobre a saúde ocular das crianças.

Qual a importância do pré-natal na saúde ocular das crianças?

Realizar um bom pré-natal é fundamental para evitar casos de doenças infecciosas congênitas, isto é, são doenças infecciosas que a mãe passa para o feto pela placenta, em caso de não haver o tratamento adequado. Podendo ser a toxoplasmose, a herpes, citomegalovírus e a sífilis.

Qual a importância de realizar o “Teste do Olhinho” assim que o bebê já nasce? 

O teste do reflexo vermelho, ou o “Teste do Olhinho”, é realizado na maternidade com todos recém-nascidos. Trata-se de um teste simples que consegue identificar se há no recém nascido alguma alteração do reflexo de luz no fundo do olho, evitando futuramente a cegueira infantil. Há estados no Brasil que possuem uma legislação vigente que inclui esse teste durante o período que o recém-nascido está na maternidade.

Qual a periodicidade de levar meu filho ao oftalmologista?

Durante a fase inicial da vida do bebê é de extrema importância que leve com mais frequência a consultas oftalmológicas. Nos primeiros anos de vida, o índice de doenças que se desenvolvem após o nascimento é alto, como catarata infantil (cerca de 15% dos casos de cegueira infantil são causados por essa doença), retinopatia de prematuridade (afeta cerca de 18% dos casos), glaucoma congênito (afeta até 18% dos casos) e, por fim, a atrofia ótica.

Quais são os problemas oculares mais comuns entre as crianças? 

A Catarata Congênita é uma das principais doenças oculares na infância. Ela é a opacificação parcial ou total do cristalino e uma das principais causas de cegueira reversível em crianças, quando não diagnosticada e tratada precocemente. A principal forma de preveni-la é através do Exame do Reflexo do Olho Vermelho, realizado durante o teste do olhinho. 

Logo em seguida, o estrabismo. Também conhecido como o desalinhamento entre os olhos ou desvio ocular, ele pode ser do tipo convergente, divergente ou vertical. O Estrabismo pode surgir em qualquer idade, mas o seu surgimento é bem mais comum em crianças – sendo uma das principais doenças oculares na infância.

Dúvidas principais sobre a saúde ocular das crianças.

Acidentes oculares são normais?

Sim, uma criança no seu processo de desenvolvimento quer explorar, quer descobrir e, consequentes, causar algum acidente. O mais importante é ter um adulto supervisionando as brincadeiras e os brinquedos que as crianças estão utilizando.

Tais acidentes ocorrem com maior frequência entre crianças de zero a cinco anos de idade, e normalmente acontece em casa ou na escola. Brincadeiras sem supervisão, as atividades esportivas, objetos pontiagudos e substâncias químicas são as principais causas do problema.  Separamos aqui um guia completo com todas recomendações do que fazer em caso de acidente ocular.

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Gostou do conteúdo? Hoje trouxemos um conteúdo mais abrangente sobre as principais dúvidas que os papais e mamães possam ter sobre a saúde ocular do seu filho. E sempre ressaltamos a importância de marcar uma consulta oftalmológica para o seu filho!

Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). 

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter