Problemas de visão em crianças durante a Pandemia

problemas de visão

Os problemas de visão, principalmente a Miopia, infelizmente cresceram muito durante a pandemia. Sabia que isso tem explicação? É que os pequenos ainda estão em fase de crescimento e de desenvolvimento da visão e, por passarem mais tempo em frente às telas, acabam não estimulando a visão de longe. 

Por que as crianças estão desenvolvendo problemas de visão? 

Com as aulas a distância, não tem jeito, as crianças acabam passando muito tempo em frente ao computador e os problemas de visão acabam aparecendo. Durante o tempo livre, por não poderem sair de casa, elas aumentam o tempo de uso ao assistirem desenhos ou outros programas de entretenimento infantil. 

Quais são os sintomas da Miopia?

Muitas horas com os olhos grudados em telas digitais são acompanhados de consequências, como os problemas de visão. Quando se trata da Miopia, os principais sintomas são dores de cabeça, enjoos, franzir a testa e o olho e até o desestímulo às aulas remotas por conta do cansaço visual. 

De acordo com os médicos, as crianças passaram a reclamar mais de dificuldades para enxergar nos últimos meses. Nos consultórios, os casos de Miopia deram um salto durante a pandemia. Um estudo com mais de vinte mil crianças na China mostrou que os casos de Miopia entre os pequenos de seis anos aumentaram em 400% nos primeiros meses de 2020, se comparado aos anos anteriores.

Dos problemas de visão, a Miopia tem aumentado e essa condição está diretamente ligada ao uso prolongado de objetos que estimulam somente a visão para perto do paciente – como celulares, tablets, computadores e televisão. 

O uso dessas tecnologias por muitas horas seguidas pode provocar dificuldade para enxergar à distância. As pessoas conseguem enxergar objetos próximos com nitidez, mas os que estão mais longe são visualizados como se estivessem embaçados. 

O desenvolvimento normal da visão depende de estímulos para longe e luz solar, por isso que as atividades externas são fundamentais. Quando as crianças estão com celular ou tablets, estão somente estimulando a visão para perto e, por não terem o estímulo apropriado, não desenvolvem a visão para longe. 

Qual é o tratamento para a Miopia em crianças?

A Miopia não tem cura e o tratamento é realizado com o uso de óculos. Segundo os oftalmologistas, com o colírio adequado é possível diminuir a progressão. Os estudos apontam que o medicamento certo ajuda na diminuição da progressão, e esse tratamento precisa ser indicado exclusivamente por um oftalmologista porque cada caso necessita de uma atenção e estratégia diferentes.

O problema pode ser evitado diminuindo o uso dos equipamentos eletrônicos pelos pequenos, que não devem passar de duas horas por dia. Aumentar o tempo de brincadeiras ao ar livre também é importante para que a criança possa ter outras partes da sua visão estimuladas.  

Problemas de visão
As crianças podem desenvolver problemas de visão por passarem muito tempo em frente às telas. É recomendável estipular um tempo limite de uso, além de propor outras atividades às crianças.

Dicas para prevenir o desenvolvimento da Miopia

Estipular um tempo limite para uso de celulares e computadores

Os pais devem estipular um tempo limite para a criança ficar em frente às telas. Se os filhos precisarem ficar mais do que duas horas na frente do computador por conta das aulas, é recomendado fazer pequenos intervalos de hora em hora para que a criança saia da frente do computador e estimule a visão de longe. 

Aumentar o tempo de brincadeiras ao ar livre

Como vimos anteriormente, a luz do sol é importante para o desenvolvimento da visão e as brincadeiras ao ar livre precisam ser mantidas. Separe ao menos duas horas por dia para o seu filho ter contato com atividades práticas, como jogar bola, correr, passear com o pet e socializar com outras crianças – tudo isso, é claro, respeitando as medidas de prevenção ao COVID-19. 

Exercícios para melhorar a visão

Alguns exercícios podem ser feitos para estimular o desenvolvimento da visão de longe e periférica da criança. Alguns são mais divertidos, como tentar adivinhar o que está escrito a uma distância de mais de dois metros, mas os pais também podem fazer uma sequência de movimentos orbitais para estimular a visão: 

  • Descrever os objetos que estão ao redor, sem que a criança olhe para o lado. Com essa prática é possível estimular o desenvolvimento da visão periférica. 
  • Girar os olhos oito vezes para cada lado para não comprometer a mobilidade dos olhos ao ficar com a visão muito tempo fixada nas telas. 
  • Piscar várias vezes durante um minuto é um ótimo exercício, e ajuda a prevenir doenças como o Olho Seco. 
  • Praticar esportes que envolvam atenção a objetos que estão longe. 

Essas são apenas algumas dicas práticas e eficazes para ajudar no desenvolvimento da visão dos pequenos, mas é sempre recomendado consultar com o seu oftalmologista de confiança para que ele possa dar as melhores orientações ao seu filho. 

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). 

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho. 

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter