O uso de colírio nos olhos também é remédio

colírio

O uso de colírio nos olhos olhos, quando feito da maneira adequada, não trás risco para a saúde ocular dos pacientes. O risco do desenvolvimento de doenças como glaucoma, catarata, redução do campo de visão são minimizados, quando seguidos as orientações do oftalmologista de confiança.

Por mais que muitos menosprezem o uso de colírio nos olhos e pensem que todos possuem a mesma formulação, eles ainda continuam sendo remédio. O uso inapropriado de colírios, pode causar grandes prejuízos à visão. Por isso, no post de hoje, trouxemos algumas informações sobre este medicamento e sobre a maneira correta de utilizá-lo.

Para que serve o uso de colírios nos olhos?

Existem diversos tipos de colírios no mercado farmacêutico e cada um tem uma finalidade diferente, como para o tratamento de doenças, anestésico, acalmar irritações e entre outros.

O uso dos colírios, independente do problema deve ser feito somente com orientações oftalmológicas, visto que, o uso inadequado pode desencadear problemas como glaucoma, catarata e até mesmo a diminuição do campo visual.

Para facilitar o entendimento do uso de colírio nos olhos, da maneira correta, vamos entender os tipos de colírios que existe e suas aplicações.

Tipos de colírios

Anestésicos

O uso de colírios anestésicos não são vendidos em farmácias, mas pode acontecer de uma vez ou outra, serem recomendados em consultas de emergência, até que se tenha um atendimento oftalmológico adequado ou para procedimentos oftalmológicos.

Seu uso prolongado pode causar doenças como úlceras na córnea e perfuração nos olhos. Por isso, é importante que esse medicamento não seja utilizado sem recomendações médicas.

Corticóides

O uso de colírios a base de corticóides são utilizados principalmente para o tratamento de inflamações e infecções virais nos olhos.

O uso desse medicamento sem a devida orientação médica, é extremamente perigoso para a saúde ocular, fazendo com que a doença que estaria sendo tratada, tome uma proporção ainda maior.

Além disso, o uso prolongado desse colírio nos olhos pode causar doenças como glaucoma e a catarata.

Vasoconstritores

São os mais utilizados como automedicação para clarear os olhos. Os vasoconstritores são utilizados principalmente para diminuir a circulação do olho, ou seja, quando os olhos estiverem vermelhos, ele deixará branquinho novamente.

Seu uso inapropriado acaba apenas mascarando sintomas de possíveis doenças, já que a irritação – que deixa os olhos vermelhos – não é algo normal, aumentando os riscos da doença se agravar e causar maiores problemas.

Antibióticos

É difícil que estes colírios sejam utilizados por conta própria, pois necessitam de receita médica para serem vendidos. Porém ainda sim, não é anormal que sejam utilizados por contra própria.

O uso incorreto deste medicamento pode causar resistência a bactérias, fazendo com que muitas vezes percam sua eficiência no combate das doenças oculares infecciosas.

uso de colírio nos olhos
Saiba como usar colírio adequadamente!

Como utilizar o colírio?

Após receber a orientação médica necessária, é o momento de saber como se utilizar o colírio nos olhos, a fim de evitar que ocorram riscos de infecções ou também de machucar a córnea.

Para o uso de colírio nos olhos da maneira correta, você precisa puxar a pálpebra inferior para baixo e olhar para cima e após isso, pingar a quantidade indicada do medicamento. É importante não encostar a ponta do frasco nos olhos.

Além disso, em alguns casos, após usar o medicamento é possível acontecer uma ardência, devido ao Ph do colírio. Nesses casos, não esfregue os olhos, pois você irá diminuir a eficiência do medicamento ou também machucar a córnea. O ideal nesses casos, é manter os olhos fechados até que a sensação de ardência passe. 

Por fim, todo medicamento deve ser administrado com cautela, e o uso de colírio nos olhos não seria diferente. Principalmente por ser uma região de maior sensibilidade. Com as orientações corretas do seu oftalmologista, o uso de colírio nos olhos é um excelente remédio.

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias.

Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter