Saiba o que é a Catarata Infantil

Catarata Infantil

Você conhece a Catarata Infantil? Provavelmente você já ouviu falar de Catarata em idosos, certo? Mas você sabia que existe a Catarata em crianças? Esse assunto é novidade para muita gente e, por isso, precisamos conversar sobre isso para que você fique atento às crianças com quem convive.

O que é a Catarata em crianças? 

O cérebro do bebê e da criança precisa receber muitos estímulos visuais porque é nessa faixa etária que vai haver maior desenvolvimento da visão na vida adulta. Se a criança tem algum tipo de comprometimento para receber esses estímulos por conta, por exemplo, de uma Catarata Infantil, isso pode causar uma baixa visão de forma irreversível. 

A Catarata Infantil ainda representa uma das principais causas de baixa visão em crianças no Brasil, isso pode acontecer por má formação dos olhos, síndromes genéticas, mães que usaram algumas medicações específicas ao longo da gestação, exposição à radiação e por infecções contraídas durante a gestação. 

O que causa a Catarata em crianças?

As principais infecções que as mães podem contrair durante a gestação, e que podem auxiliar no desenvolvimento da Catarata Infantil, são a Rubéola, Sífilis, Toxoplasmose e Herpes. É fundamental que os pais informem ao seu oftalmologista se, durante a gestação, houve alguma intercorrência. 

Como o Diagnóstico de Catarata Infantil é realizado?

O diagnóstico da Catarata em crianças deve ser feito através do Teste do Olhinho, e toda o recém nascido precisa passar por um pediatra antes de sair da maternidade. Muitos pais acham que a primeira consulta no oftalmologista deve acontecer só quando a criança está na fase escolar, já que antes ela ainda não tem as suas capacidades comunicativas bem desenvolvidas. Isso é mentira, as crianças precisam fazer consultas periódicas desde o primeiro mês de nascimento para que os acometimentos possam ser descobertos com antecedência. 

Algumas mães, por não saberem disso, acabam procurando os oftalmologistas quando observam que o olho do seu filho apresenta um reflexo branco nas fotos, enquanto o outro tem um reflexo vermelho. Esse sinal pode indicar a Catarata Infantil, mas também pode alertar a outros problemas de saúde como tumor e glaucoma.

Catarata Infantil: sintomas

Catarata Infantil
Conheça os sintomas da Catarata Infantil.

Um dos principais problemas da Catarata Infantil é que ela não apresenta sintomas porque a criança ainda não tem capacidade de expressar, ou de entender, que não está enxergando bem. Por isso, os pais precisam assumir a responsabilidade de observar se os seus filhos apresentam sintomas de Catarata Infantil como manchas brancas no centro do olho, ou se ele está desviado. 

Quando a Catarata Infantil é muito pequena e não está comprometendo o desenvolvimento visual da criança, o tratamento é exclusivamente ambulatorial. Ela vai ser tratada com óculos, tampões ou até mesmo colírios. Quando a Catarata é maior e está comprometendo o desenvolvimento da visão, a criança vai precisar passar por uma cirurgia complexa – e que é a única possibilidade dela recuperar a sua visão. 

Por que levar a criança em uma consulta oftalmológica?

O acompanhamento da Catarata Infantil acontece durante toda a infância para que o oftalmologista ajude a conseguir a melhor visão possível à criança. É muito importante que essa informação seja salientada para que possamos diminuir as taxas de baixa visão por Catarata em crianças.

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). 

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho. 

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter