Problemas oculares que são causados pelo uso de telas

Problemas oculares causados por telas

Hoje, já se sabe, que diversos problemas oculares são intensificados pelo uso excessivo de telas. Além disso, a pandemia fez com que as crianças tivessem um contato ainda maior, seja para acompanhar as aulas online, quanto para atividades de lazer. 

Porém, a comunidade médica junto aos pais vem observando o impacto negativo nos seus filhos em razão ao distanciamento social e o uso de telas durante a pandemia.

E hoje trouxemos alguns tópicos de extrema relevância sobre o assunto.

A interferência das telas na saúde ocular das crianças

Que a tecnologia está cada vez mais presente na nossa rotina não é novidade para ninguém. Porém, precisamos ressaltar os problemas de visão que a tecnologia e a exposição em excesso vem causando na saúde ocular das crianças. 

Dois estudos recentes trouxeram importantes conclusões sobre o assunto. Em uma pesquisa de cientistas oftalmológicos da Coréia do Sul, das 916 crianças analisadas (de faixa etária dos 06 aos 12 anos), cerca de 6,6% apresentaram a condição de síndrome pediátrica do olho seco.

Essas crianças analisadas, já faziam uso de telas de pelo menos 3 horas diárias. Além disso, essa condição é muito comum em pessoas de idade mais avançada, tendo em vista que manifesta com ardor nos olhos, vermelhidão e sensação de corpo estranho. 

E em um estudo do Instituto The Eye Practice, localizado em Sydney, na Austrália, apontou danos irreversíveis causados pela luz azul das telas, na retina das crianças, tais como: degeneração macular precoce que é a principal causa da catarata e cegueira em pessoas com mais de 50 anos.

Além desses dois estudos que apontamos, outro problema frequente nos consultórios oftalmológicos é quanto ao desenvolvimento de miopia, que já tratamos anteriormente aqui. Porém, com a redução da prática de atividades ao ar livre e a intensa exposição às telas, crianças estão cada vez mais precoces no desenvolvimento desse distúrbio de visão.

Apesar de muitos distúrbios, como o caso da miopia, serem predispostos a se desenvolver no indivíduo, o contato ilimitado com os aparelhos os torna um dano irreversível. 

Como minimizar os problemas oculares causados pelo uso de telas?

O primeiro ponto fundamental é deixar claro que crianças menores de 2 anos de idade não devem ter contato com quaisquer telas. Para aquelas crianças que necessitam assistir aulas à distância, é recomendado dar um descanso a cada meia hora de tela e limitar seu uso para o momento de ensino.

Outra dica é o uso de lubrificantes (lágrimas artificiais) durante o período de tela, para que evite o ressecamento da retina. Assim como priorizar o uso de luz natural no ambiente, minimizando o impacto da luz azul nos olhos dos pequenos. 

Por fim, é de extrema importância estimular a criança a brincar ao ar livre, pois essa é uma forma eficiente de reduzir os impactos que as telas causam na saúde ocular do seu filho.

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o sobre a influência de telas na saúde ocular das crianças, não deixe de marcar uma consulta oftalmológica para o seu filho!

Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). 

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter