A hipermetropia infantil é uma condição que está relacionada à anatomia do olho da criança. Estima-se que quase 80% dos recém-nascidos possuam essa condição.
Quando falamos sobre doenças oculares, a grande maioria se apresenta no início da vida da criança. Com o avanço da medicina, conseguimos evitar que essas doenças prejudiquem o desenvolvimento da criança, desde que tratada no tempo correto.
Por isso, é fundamental ter conhecimento básico sobre essas doenças e características do olho humano e manter a rotina de cuidados com o oftalmopediatra do seu filho para que os danos não se tornem irreversíveis.
No conteúdo de hoje, separei tudo que você precisa saber sobre a hipermetropia infantil. Este conteúdo está completo para quem nunca ouviu falar ou tem muitas dúvidas. E não esqueça, observe com atenção o seu filho executando toda e qualquer atividade!
O que é hipermetropia infantil?
A hipermetropia é um erro refrativo que o olho tem dificuldade de enxergar objetos próximos, e a maioria das crianças possuem Um bebê, por exemplo, nasce com um olho pequeno, chamado de olho hipermétrope.
Segundo estudo, cerca de 80% dos recém-nascidos possuam hipermetropia.
Mas calmem papais! A partir do momento que a criança vai crescendo, a hipermetropia vai diminuindo.
Na hipermetropia infantil, a criança faz um esforço maior para focar em objetos que estão próximos, o que acaba sendo, muitas vezes, assintomático. Porém, quando trata-se de um grau maior, a criança faz um esforço maior no seu foco que acaba desviando os olhos para dentro.
E como isso afeta o desenvolvimento infantil da criança?
Em quase nada! O músculo do olho das crianças é muito ativo, ou seja, faz focar e mesmo com algum grau de hipermetropia elas conseguem enxergar normalmente.
Já nos adultos, a capacidade da visão em focar não é tão boa quanto as crianças, por isso que um adulto com hipermetropia vai ter a visão embaçada quando olhar um objeto de perto.
Qual a relação da hipermetropia e o estrabismo?
Para falarmos sobre a relação da hipermetropia e o estrabismo, preciso falar brevemente sobre o estrabismo acomodativo, que está relacionado ao grau de hipermetropia que a criança tem.
O estrabismo acomodativo ou esotropia acomodativa é aquele estrabismo que o olho desvia para dentro e logo volta para o lugar. Geralmente os pais percebem essa condição quando a criança está focada em alguma atividade de perto, como a leitura, tablet ou celular.
Os índices de diagnósticos de hipermetropia infantil na pandemia foram mais altos que os demais anos, tendo em vista o contato maior que os pais tiveram com seus filhos, conseguindo observar o comportamento da criança com atividades de perto.
Ressalto o cuidado que os pais sempre devem tomar com a exposição do filho em frente às telas.
Sintomas da hipermetropia infantil
Apesar de ser uma condição quase natural desde o início da vida da criança, a hipermetropia infantil precisa ser devidamente tratada para que não potencialize com o passar dos anos e prejudique o desenvolvimento da criança.
Por isso, esteja atento aos sintomas mais comuns:
- Dores de cabeça frequente;
- Dificuldade em se concentrar para atividades de leitura, desenhos;
- Olhos vermelhos e irritados com frequência;
- Movimento do olho para dentro quando exige focar em objetos de perto.
Tratamento
O tratamento mais recomendado para a criança é o uso de óculos, assim, quando a criança estiver focando de perto, seus olhos irão permanecer alinhados, evitando esse movimento do estrabismo acomodativo.
A visão da criança está em processo de amadurecimento até os 7 anos de idade.
A cirurgia de correção só é indicada quando o uso de óculos não for suficiente para corrigir o desvio do olho. Por isso, converse com o oftalmopediatra do seu filho, e tire todas as dúvidas do caso, para que juntos construam o melhor plano de tratamento, certo?
Fatores hereditários para hipermetropia
Quando falamos de hipermetropia, miopia e astigmatismo, é muito comum que pais que possuem qualquer uma dessas doenças tenham filhos com o mesmo problema.
Apesar da hipermetropia infantil ser mais comum conforme falamos acima, as chances são maiores para crianças que tiveram pais que apresentaram o mesmo problema.
Como prevenir a hipermetropia infantil?
A única forma de prevenção é consultando com o oftalmopediatra do seu filho desde o primeiro ano de vida da criança. A hipermetropia é uma condição relacionada à anatomia do olho.
FAQ: Dúvidas Frequentes
O teste do olhinho detecta a hipermetropia infantil?
Somente quando for um grau maior de hipermetropia! Em graus menores os pais poderão observar o movimento dos olhos do filho e sempre mantendo a rotina de consultas ao oftalmologista.
É possível diminuir o grau de hipermetropia?
Sim! O processo natural da hipermetropia infantil é diminuir ao longo do crescimento da criança e o uso correto dos óculos.
Meu filho vai ter dificuldade de enxergar?
Não! A visão da criança possui um foco muito bom em função do músculo do olho ser muito ativo.
Conheça os meus serviços
Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a).
Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.