Óculos com filtro de luz azul e seus benefícios para a saúde ocular 

Jovem mulher com cabelos presos em rabo de cavalo, usa um óculos com filtro de luz azul para trabalhar frente ao notebook.

Indiscutivelmente vivemos a era tecnológica! Entretanto, assim como ela nos trouxe inovações e avanços, também nos impôs novos desafios, especialmente os que se referem à saúde ocular. O uso constante de dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores e tablets, expõe os olhos a longos períodos de luz azul e esforço visual intenso. Isso levou ao aumento da fadiga ocular digital, caracterizada por sintomas como visão embaçada, dor de cabeça e olhos secos.

Além disso, a exposição prolongada à luz azul emitida por esses dispositivos, também pode interferir no nosso ritmo circadiano(relógio biológico), afetando nossa qualidade do sono e aumentando o risco de problemas oculares a longo prazo, como a degeneração macular relacionada à idade. Sendo assim, à medida que a tecnologia continua a evoluir, é fundamental equilibrar seus benefícios com cuidados adequados para preservar a saúde ocular e garantir uma visão saudável ao longo da vida.

O que são óculos com filtro de luz azul?

Os óculos com filtro de luz azul ganharam popularidade nos últimos anos, especialmente com o aumento do tempo que surgiu frente a telas de dispositivos eletrônicos. Estes são projetados para bloquear ou filtrar a luz azul emitida por essas telas, e foram aprimorados por seus benefícios potenciais para a saúde ocular e bem-estar geral. 

Para entender os benefícios do uso de óculos com filtro de luz azul, primeiro é importante saber o que é essa luz emitida. Esta é uma parte do espectro de luz visível que possui uma energia mais alta do que outras cores. A longo prazo, a exposição a esta iluminação pode causar fadiga ocular. Isso acontece porque as pessoas passam longos períodos em contato com objetos luminosos, o que cansa a visão.

Par de óculos de grau pretos sobre uma escrivaninha e frente ao notebook que está emitindo luz azul.

O uso de óculos com filtro de luz azul serve como verdadeiro escudo de proteção para barrá-la total ou parcialmente: a iluminação emitida pelo aparelho com tela luminosa atinge as lentes e é repelida imediatamente. Uma vez desviada, é provável que haja menos cansaço visual. Vale destacar a importância de fazer uma consulta oftalmológica para determinar a melhor receita para cada caso individualmente.  

Quais os principais benefícios do uso do filtro nos óculos? 

1. Redução da fadiga ocular digital

A fadiga ocular digital, também conhecida como síndrome da visão do computador, é um problema comum entre pessoas que passam muitas horas por dia em frente às telas. A luz azul, que tem um comprimento de onda curto e alta energia, pode causar uma grande quantidade de dispersão de luz, o que faz com que os olhos trabalhem mais para focar. Óculos com filtro ajudam a reduzir essa dispersão e, consequentemente, a quantidade de esforço exigida dos olhos, evitando a fadiga ocular. Os sintomas costumam ser olhos cansados, dor de cabeça, visão embaçada e desconforto ocular.  

2. Melhora da qualidade do sono 

A exposição à luz azul, à noite, pode interferir na produção de melatonina, um hormônio responsável por regular o ciclo do sono. Essa luminosidade é conhecida por suprimir a produção de melatonina, o que pode dificultar o adormecer e reduzir a qualidade do sono. Isso é especialmente relevante no mundo atual, em que muitas pessoas usam dispositivos eletrônicos antes de dormir. O uso de óculos com filtro pode minimizar essa interferência, ajudando a regular os ritmos circadianos e melhorando a qualidade do sono.

Homem com barba aparente, vestindo camiseta cinza, dorme tranquilamente em sua cama com lençóis cinza.

3. Proteção a longo prazo

A exposição contínua à luz azul, ao longo do tempo, pode estar associada a danos na retina e ao desenvolvimento de problemas oculares, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Embora os estudos ainda estejam sendo desenvolvidos sobre o impacto direto da luz azul na saúde ocular a longo prazo, sabe-se que os óculos com essa proteção podem oferecer uma camada adicional de segurança contra possíveis danos cumulativos, especialmente para pessoas que estão constantemente expostas.

4. Redução do desconforto em ambientes com luz artificial

Muitas pessoas relatam desconforto visual em locais iluminados com luz artificial, especialmente com luzes LED e fluorescentes, que também emitem uma quantidade significativa de luz azul. O uso de óculos com filtro de luz azul pode tornar esses ambientes mais confortáveis, diminuindo ​​o brilho e o desconforto visual. 

5. Estilo e Versatilidade

Além dos benefícios para a saúde ocular, os óculos com filtro de luz azul também se tornaram um acessório de moda. Eles estão disponíveis em uma ampla variedade de estilos e designs, o que permite que os usuários se integrem facilmente ao seu estilo pessoal. 

Diferentes mulheres, de diversas idades, usam óculos de grau com designs variados.

O uso de óculos com filtro de luz azul oferece uma série de benefícios que vão desde a redução da fadiga ocular digital até a melhoria da qualidade do sono e da proteção a longo prazo da saúde ocular. À medida que o tempo de exposição das telas continua a aumentar, eles se tornam uma ferramenta útil para mitigar os efeitos negativos associados a essa luminosidade. Embora não sejam uma solução mágica para todos os problemas visuais, eles representam uma medida preventiva eficaz para melhorar o conforto visual e proteger os olhos contra possíveis danos oculares. 

Não se pode deixar de falar que, atualmente, esse tema se tornou polêmico. Alguns estudos defendem que esses filtros podem trazer malefícios se usados indiscriminadamente. Os pesquisadores justificam que o uso indiscriminado do filtro azul pode fazer com que nosso organismo não capte esse espectro luminoso durante o dia e, por isso, faça com que nosso sistema permaneça em vigília prejudicando o ciclo circadiano. Sugerem ainda, que o melhor seria ajustar a luz emitida pelo computador ou smartphone em um determinado período do dia.

Por via das dúvidas, perguntar ao seu oftalmologista se para o seu caso específico há necessidade do uso dessas lentes especiais é a melhor alternativa.

Conheça os meus serviços    

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA. Minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página, passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e a do seu filho (a).

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou a do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter