Ambliopia ou “Olho preguiçoso”

Ambliopia e Olho preguiçoso

A ambliopia ou como é conhecida popularmente, “olho preguiçoso”, é uma doença que atinge cerca de 3% da população. Geralmente, ela se desenvolve até os dois anos de idade e quando diagnosticada precocemente é reversível. 

É uma das principais causas da cegueira infantil. Por isso, trouxemos este artigo para entender o que é essa doença e como é feito o tratamento após diagnóstico.

O que é a Ambliopia ou “Olho preguiçoso”?

Ambliopia ou “olho preguiçoso” é a redução funcional da visão de um ou ambos os olhos, provocado pelo desuso ou mal-uso durante o “período crítico” do desenvolvimento visual, ou seja, do nascimento até os 05 anos de idade. 

Em resumo, a criança recebe informações visuais diferentes em cada um dos olhos e o cérebro, ao receber dois estímulos visuais diferentes, seleciona a melhor imagem e suprime as imagens borradas ou conflitantes, resultando no desenvolvimento defeituoso da visão, já que não há estímulos necessários para o desenvolvimento das vias neuronais. 

No caso de diagnóstico tardio ou na falta dele, pode ocorrer uma lesão neurológica irreversível, de forma que os neurônios são atrofiados. Em outras palavras, o cérebro continua favorecendo o olho com melhor visão, por isso a ambliopia é referida popularmente como “olho preguiçoso”.

Estima-se que afeta até 3% das crianças e, geralmente, se desenvolve até os 2 anos de idade. Se detectada e tratada precocemente, a ambliopia pode ser curada, porém, o tratamento quando iniciado após os 10 anos, pode ser ineficaz na maioria dos casos.

Como é feito o diagnóstico da Ambliopia?

O diagnóstico da ambliopia é feito pelo teste de AV, realizado individualmente em cada olho. Esse teste é responsável em detectar diversas doenças oculares, como catarata, glaucoma e retinoblastoma. Por isso a importância de manter uma rotina de consultas oftalmológicas com a criança.

A técnica utilizada para realizar o Teste AV varia de acordo com a faixa etária da criança.

Recém-nascidos

A aplicação do teste AV em recém-nascido é muito complicado, por isso recomenda-se que a saúde ocular dos bebês seja avaliada através de testes como: reflexo corneano, do reflexo vermelho (TRV),reação pupilar, e, se possível, do exame de fundo de olho.

Crianças até 2 anos

As crianças dessa faixa etária ainda não é possível aplicar o teste AV, apenas avaliar a função visual, cobrindo um olho por vez com a mão ou através de adesivos, e observar como é a reação da criança, se ela segue o movimento do objeto apresentado, há a capacidade de manter fixação central sem querer retirar a cobertura do outro olho.

Crianças a partir dos 2 anos

É a partir dessa faixa etária que aplica-se o Teste AV na escala E . Utiliza-se adesivo em cada um dos olhos para verificar a saúde ocular e para crianças que já conhecem o alfabeto (acima de 5 anos), utiliza-se a Tabela de Snellen.

Tratamento para Ambliopia ou “Olho preguiçoso”

A ambliopia é uma doença extremamente antiga, porém o único tratamento adequado é o diagnóstico precoce. Dessa forma, após a avaliação do médico oftalmologista, inicia o tratamento com óculos de grau ou lentes de contato, com o objetivo de corrigir o erro de refração e forçando-a a utilizar o olho mais fraco.

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Gostou do conteúdo? Você sabia qual era o cenário a respeito da cegueira infantil e a importância de um acompanhamento médico durante o período da gravidez quanto a fase de desenvolvimento do seu filho? Por isso sempre ressaltamos a importância de marcar uma consulta oftalmológica para o seu filho!

Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). 

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter