A Catarata Congênita é a opacificação parcial ou total do cristalino e uma das principais causas da cegueira reversível na infância, quando não diagnosticada e tratada precocemente. A principal forma de diagnosticar é através do exame do reflexo vermelho, realizado durante o teste do olhinho.
As causas mais comuns da Catarata infantil são as infecções intra uterinas, doenças metabólicas, causas genéticas e hereditárias. O tratamento depende da intensidade da opacificação do cristalino do bebê e, se a catarata congênita for identificada ao nascimento, a cirurgia deve ser realizada precocemente. O procedimento cirúrgico consiste na remoção do cristalino opacificado, com implante da lente intra-ocular.
Cerca de 15 milhões de crianças na idade escolar possuem algum erro de refração ocular, e que são capazes de gerar problemas no aprendizado. Segundo a OMS, destas, um milhão e cem mil crianças possuem a Catarata Infantil. Sabe-se que trinta e três mil crianças ficaram cegas por conta dessa doença, e que ela poderia ter sido evitada com o diagnóstico precoce.
Quando identificamos a Catarata em crianças?
Os procedimentos médicos, quando realizados nas primeiras doze semanas de vida, têm resultados melhores na identificação da Catarata em crianças. Ela precisa ser percebida rapidamente pelos pais porque a criança não vai conseguir identificar o problema com facilidade.
Por que a Catarata em Crianças acontece?
A Catarata em crianças é uma condição que se desenvolve durante a gestação, ela nasce com a Catarata ou começa a apresentar logo após o nascimento – ou, no máximo, até o sétimo mês de vida.
Como é possível identificar a Catarata Infantil?
A Catarata Infantil pode ser descoberta através do Teste do Olhinho. Ele foi desenvolvido para que seja possível diferenciar a Catarata Congênita do Retinoblastoma, um tumor maligno em que é preciso retirar o olho do bebê.
Quais são as causas da Catarata Congênita?
Normalmente, a Catarata em crianças ocorre por doenças que a mãe contrai durante a gestação, como a Toxoplasmose, a Sífilis e a Aids. O tratamento é cirúrgico e pode ser feito a partir dos três meses de vida da criança para que, assim, o cérebro possa desenvolver a capacidade visual do olho afetado pela Catarata Congênita.
Qual é o tratamento da Catarata Infantil?
Durante a cirurgia de Catarata Congênita o médico vai avaliar se a criança já pode receber a lente intra-ocular, ou se é necessário esperar até os três anos de idade para que ela seja implementada. A cirurgia de colocação da lente intra-ocular é feita com anestesia geral, e a criança já pode voltar para casa com os devidos cuidados e acompanhamento dos pais.
Após a realização da cirurgia, é importante que a criança realize consultas periódicas com o oftalmologista para regular o grau da lente. Caso a cirurgia não seja feita, a criança entra em Ambliopia e perde o desenvolvimento da visão – podendo, inclusive, perdê-la por completo. Quanto antes a Catarata infantil for diagnosticada e tratada, melhor.
Conheça os meus serviços
Agora que você já se informou mais sobre a Catarata em crianças, que tal conhecer os meus serviços?
Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias.
Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a) Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.