Por que levar seu filho ao oftalmopediatra?

Levar seu filho ao oftalmopediatra é extremamente importante. É durante a infância que começam a se apresentar os principais problemas de visão. Por isso, no post de hoje, trouxemos um pouco sobre qual a importância de levar as crianças ao oftalmologista.

Por que levar a criança ao oftalmopediatra?

Principalmente durante a primeira infância, são encontrados os principais sinais de problemas oftalmológicos e por isso é necessário levar as crianças a consultas frequentes no oftalmopediatra. Ter essa rotina constante, pode evitar:

Doenças :

Como os olhos, nos 3 primeiros anos de vida, se desenvolvem até mais que outros órgãos do corpo, é necessário acompanhar de perto esse desenvolvimento para prevenir possíveis doenças, como: má formação dos olhos, problemas de visão, estrabismo, leucocoria, retinoblastoma e entre outras.

Dificuldades na escola:

Nas crianças, uma das causas da dificuldade escolar, pode ser problemas de visão. A partir dos 3 anos de idade, problemas imperceptíveis ao olhar dos pais e tutores podem acabar atrapalhando o aprendizado dos pequenos.

Geralmente, as crianças costumam não reclamar de problemas na visão por não saberem reconhecer o que seria uma visão perfeita. Por isso, para evitar problemas como dores de cabeça após a aula, irritação nos olhos e até mesmo a falta de vontade de ir para a escola, é importante que sejam levadas ao oftalmopediatra, antes mesmo de iniciar o período escolar. 

Quais idades são fundamentais para a consulta ao oftalmopediatra?
O acompanhamento do oftalmopediatra nas idades corretas é fundamental.

Qual a idade certa para levar a criança ao oftalmopediatra?

A ida das crianças ao oftalmopediatra é necessária desde as primeiras 24h de vida. De maneira geral, o que se difere entre as idades, é a frequência em que as crianças devem ir ao oftalmo.

  • Primeiras 24h de vida: Dentro da maternidade ainda, é feito o teste do olhinho, para analisar se há alguma dificuldade na entrada de luz pela retina e chegue ao cérebro.
  • Primeiro ano de vida: É importante que as visitas ao oftalmo aconteçam em cerca de 3 em 3 meses para avaliar o desenvolvimento dos olhos do bebê e reconhecer se existe algum tipo de anomalia.
  • Entre 2 anos e 3 anos: Visitas recorrentes de 6 em 6 meses, para reconhecer se há algum tipo de problema na formação dos olhos.
  • A partir dos 3 anos: As visitas se tornam anuais para saber como está a saúde dos olhos e também reconhecer se existe algum tipo de problema na visão, como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

O que causa desvio nos olhos das crianças?

O desvio dos olhos, também conhecido como estrabismo, pode acontecer durante os 6 primeiros meses de vida da criança ou mais tarde, dependendo do agente causador do desvio.

Entre os 6 primeiros meses de vida, o desvio dos olhos pode acontecer devido distúrbios genéticos, histórico familiar, exposição pré-natal a drogas, prematuridade, defeitos congênitos e entre outros.

Depois dos 6 meses de vida, o estrabismo pode acontecer, principalmente por problemas de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), ou por desequilíbrios dos músculos que controlam os olhos. Além disso, possíveis causas do desalinhamento dos olhos pode ser: retinoblastoma, distúrbios neurológicos, traumatismos cranianos, infecções virais no cérebro e entre outras.

Conheça a Dra. Paula Gabriela

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias.

Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter