Você sabia que a dificuldade de leitura das crianças pode estar relacionada a transtornos visuais?

Dificuldade de leitura

Sim, há diversos casos que a dificuldade de leitura, nas crianças, são problemas que necessitam de investigação e atenção dos responsáveis. A leitura é uma habilidade considerado natural para a grande maioria de nós, que não nos exige esforço algum. Porém, muito diferente da fala, a leitura é uma das habilidades mais complexas já criadas pela espécie humana, isto é, não é intuitivo como a fala, é um aprendizado que ocorre estimulando a parte posterior do cérebro incluindo o lobo occipital que se ativa pelo formato das letras, o giro angular transcreve os grafemas em fonemas e a região de Wernicke acessa o significado.

Ou seja, é uma habilidade de extrema complexidade.

Porém, ainda é pouco falado entre os educadores é que sim, podem existir crianças com muita dificuldade em desenvolver essa habilidade, e não por não serem capazes, mas por duas alterações que demoram anos para serem descobertas, causando diversos traumas de inferioridade nas crianças que não conseguem acompanhar a turma. 

O que é a Síndrome de Irlen?

A Síndrome de Irlen é uma alteração visual onde as letras parecem dançar, pulsar ou tremer à frente dos olhos. Essa falta de abrangência focal dificulta o olho de se manter focado, ou seja, a criança não consegue visualizar textos e frases como um todo, mas sim em partes. 

É muito comum que os pacientes sintam dor nos olhos e de cabeça com frequência.  

E quais são as causas da Síndrome de Irlen?

A Síndrome de Irlen é causada pelo desequilibro na capacidade de adaptação à luz e se manifesta com a dificuldade de leitura e fotofobia. Ela é, normalmente hereditária, 84% dos casos avaliados, ao menos um dos pais dos pacientes apresentavam sintomas da síndrome. 

E quais são os sintomas da Síndrome de Irlen?

Os sintomas da Síndrome de Irlen são descobertos, em geral, durante a fase escolar, os as queixas mais comuns são:

  • Brilho excessivos;
  • Reflexos no papel branco;
  • Dificuldade com as letras, e consequentemente, com a leitura.

Dislexia

A dislexia é considerada um transtorno de aprendizagem relacionado, também, a dificuldade de leitura. E é tratado como um distúrbio neuro-oftalmológico. 

O cérebro sempre terá um olho dominante, enquanto o outro será auxiliar para fazer o reconhecimento. No entanto, o cérebro de um disléxico, há dois olhos dominantes, causando confusão entre as letras e dificultando o desenvolvimento da habilidade de leitura.

Porém, é importante ressaltar que a dislexia não é uma alteração visual e nem podem ter mais propensão de desencadear outros problemas visuais. Crianças com dislexias tendem a ter dificuldade de decodificar palavras. E o ponto mais importante: está longe de afetar a inteligência de qualquer pessoa com dislexia.

Dessa forma, não há um tratamento específico para nenhum dos casos, apenas acompanhamento multidisciplinar e acesso à informação. Estima-se que 700 milhões de pessoas sofram com essa condição, por isso a importância de manter as consultas com o oftalmologista em dia, para que a criança não desenvolva outros problemas adicionais a esses transtornos, como miopia, astigmatismo, entre outros.

Por fim, a dificuldade de leitura necessita de investigação para um diagnóstico precoce, contatando profissionais capacitados para que as consequências não sejam danosas no desenvolvimento do seu filho (a).

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Gostou do conteúdo? Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Irlen ou da Dislexia? Sabia da diferença entre elas? Por isso sempre ressaltamos a importância de marcar uma consulta oftalmológica para o seu filho!

Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). 

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter