Maternidade: um olhar atento.

Gestante acariciando a barriga . Conceito de gestação e cuidados com a saúde.

O período que envolve a gestação é cheio de emoções e cuidados especiais. Durante os 9 meses de espera, é fundamental cuidar da saúde integral tanto da futura mamãe quanto do bebê que está por vir.

Sabe-se que várias especialidades médicas estão envolvidas nesse processo: a ginecologia e obstetrícia, o anestesista, o pediatra, a endocrinologia, entre outras. No entanto, nem sempre a área da oftalmologia é lembrada; o que é um grande erro. 

A gravidez é um período transformador na vida de uma mulher. Ele traz consigo inúmeras alterações, tanto fisiológicas quanto hormonais, as quais podem afetar vários sistemas do corpo, inclusive o ocular. Durante a gestação, o corpo da futura mamãe passa por importantes flutuações hormonais, como o aumento dos níveis de estrogênio e progesterona.

Essas mudanças que ocorrem no organismo feminino também podem prejudicar os olhos de maneiras distintas, provocando, por exemplo, alterações na visão e na sensibilidade à luz.

Futura mamãe acariciando a barriga enquanto olha um exame de ecografia.

Apesar disso, muitas alterações oculares que podem ocorrer durante a gravidez são benignas e temporárias, resolvem-se após o parto. Entretanto, independente da gravidade, algumas gestantes necessitam de um acompanhamento oftalmológico mais atento e cuidadoso.

Condições oculares que a gestação pode provocar na futura mamãe

Entre as condições oculares que podem prejudicar a saúde ocular da gestante estão: 

Olhos secos: durante a gestação, algumas mulheres desenvolvem a síndrome do olho seco devido às flutuações hormonais que ocorrem no organismo. Entre os sintomas estão: irritação, coceira, sensação de areia nos olhos e visão embaçada. O tratamento recomendado para alívio temporário é o uso de lágrimas artificiais, as quais ajudarão a manter os olhos sempre úmidos e confortáveis;

Gestante esfregando os olhos; um dos sintomas do olho seco durante a gestação.

Retinopatia diabética: esta condição pode ocorrer durante a gestação, especialmente nas mulheres que têm diabetes pré-existente ou que desenvolvem diabetes no período gestacional. Retinopatia diabética é considerada uma complicação ocular grave que afeta os vasos sanguíneos da retina e que, sem o tratamento adequado, é capaz de provocar sérios danos à visão; 

Miopia temporária : entre as várias condições capazes de afetar a saúde ocular da gestante, a miopia é a mais comum. No período gestacional, a futura mamãe pode ter um aumento temporário desse erro refrativo. Isso, quando acontece, geralmente é no segundo trimestre da gestação, mas resolve-se após o parto. Porém, se houver alteração significativa da visão, os óculos ou as lentes de contato podem ser ajustados temporariamente;

Gestação e miopia; gestante com notebook no colo, segurando os óculos frente à testa, visivelmente incomodada.

Pré-eclâmpsia: esta é uma condição que se caracteriza pelo aumento significativo da pressão arterial durante a gravidez. Nos olhos, isso pode ocasionar alterações na retina, causando visão embaçada ou distorcida. É fundamental que a gestante mantenha controle adequado da pressão arterial e faça acompanhamento com um oftalmologista. Assim,é possível preservar a saúde ocular da futura mamãe.

Não negligencie a saúde ocular durante a gestação

Não negligenciar a saúde ocular é essencial durante a gestação. Dessa maneira, pode-se monitorar qualquer tipo de alteração na visão e tratá-la precocemente. Além disso, é imprescindível informar ao médico qualquer histórico familiar de problemas oculares ou condições médicas que possam afetar os olhos.

Vale lembrar que, na maioria dos casos, essas alterações oculares que se manifestam no período da gestação são reversíveis após o parto. Então, se houver acompanhamento oftalmológico, não há motivo para preocupação. Entretanto, caso algum sintoma ocular se torne persistente, ele deve ser avaliado cuidadosamente por um oftalmologista que indicará o tratamento mais adequado.

A gestação é um período muito emocionante, especialmente para a futura mamãe. Portanto, é primordial que ela também busque acompanhamento oftalmológico regular, para garantir que sua saúde ocular seja preservada e tudo transcorra com segurança até a chegada do bebê e durante o pós-parto.

Mamãe segurando o recém nascido, fazendo carinho com a ponta do nariz.

Conheça os meus serviços   

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA. Minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página, passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e a do seu filho (a).

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou a do seu filho

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter