Como agir em caso de acidentes nos olhos?

Os olhos são uma região de alta sensibilidade e importância para nossas tarefas do dia-a-dia e mantê-los sob cuidado, principalmente das crianças, é de extrema importância para uma infância ativa. 

Como as crianças são boas exploradoras, é provável que em algum momento elas possam cair, se machucar, e assim, é muito importante que o adulto responsável saiba como agir em caso de algum acidente, principalmente ocular. 

Por isso, trouxemos uma série de dicas de primeiros-socorros para acidentes oculares para que auxilie na proteção do seu filho (a).

Acidentes oculares

Boa parte dos acidentes oculares acontecem no dia-a-dia e no ambiente doméstico e de trabalho, porém é importante destacar, inicialmente, que algumas situações de acidentes nem sempre se manifestam imediatamente com dor ou diminuição da visão. Por isso, sempre que ocorrer um incidente que envolva os olhos, a melhor maneira de prevenir o comprometimento ocular é procurar atendimento oftalmológico para a realização de exames adequados e cuidados fundamentais.

Mas, como alguns acidentes são passíveis de acontecer na rotina da criança, é importante o conhecimento de como auxiliá-la em cada uma das situações descritas abaixo:

Corpo estranho

Esse é o acidente mais comum que sofremos no dia-a-dia, seja com uma poeira, areia ou algo do tipo, a primeira recomendação é evitar esfregar os olhos ou permitir que a criança coce essa região. A primeira reação do nosso olho é lacrimejar, facilitando que o corpo estranho seja retirado de dentro do olho.

O que deve ser feito é incentivar a criança a piscar para que seja estimulado a produção de lágrimas e o corpo saia naturalmente, caso o incômodo não passe, leve a criança em uma emergência imediatamente, evitando sequelas piores para o olho afetado.

Produtos químicos

Toda criança no início da vida tende a ser exploradora, e com isso, os acidentes com produtos químicos se tornam ainda mais perigosos. Produtos de limpeza, maquiagens, perfumes, entre outros.

Assim que visualizar o contato do produto com o olho da criança, interrompa imediatamente, evitando a exposição máxima daquela substância. E, assim que interrompida, lavar com água corrente por aproximadamente 15 minutos. Essa lavagem será de extrema importância para que corte o efeito da substância, porém, é fundamental que a leve para uma consulta oftalmológica a fim de garantir danos mais graves para a visão da criança.

Traumas

Por último, um dos acidentes oculares mais perigosos são os causados por traumas com ou sem perfuração do olho. Sabemos que o primeiro impulso é tentar retirar o objeto ou fazer alguma coisa para aliviar a irritação do olho. No entanto, essa manobra pode ser arriscada, tendo em vista que os responsáveis não possuem conhecimento necessário da região e pode acabar causando ainda mais danos. Nessa situação é procurar uma emergência oftalmológica e evitar que a criança fique mexendo nos olhos.

Acidentes oculares na infância

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe um pouco mais sobre os primeiros socorros no caso de acidentes oculares, não deixe de marcar uma consulta oftalmológica para o seu filho!

Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). 

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter