Principais doenças oculares da infância: conheça as 6 condições mais comuns

principais doenças oculares na infância

Hoje vamos falar sobre a prevenção das doenças principais doenças oculares na infância. Esse tema é importante porque a infância é uma faixa etária em que os sinais podem não ser percebidos com facilidade. Então, para não ficar com aquela preocupação de “mas será que eu poderia ter percebido antes?”, fique atento ao conteúdo que vamos compartilhar aqui.

O principal objetivo e desejo de todo oftalmopediatra é examinar as crianças ao longo do seu primeiro ano de vida. Dos seis meses ao primeiro ano é o momento ideal que o oftalmo considera para fazer a avaliação da criança.

Quais são as principais doenças oculares na infância

As principais doenças oculares na infância são os erros refrativos, depois os quadros alérgicos (como conjuntivites alérgicas), obstruções do canal lacrimal e, por último, o estrabismo. Depois entram os quadros oculares mais raros, como doenças infecciosas e alterações congênitas. Agora, conheça um pouco mais sobre as principais doenças oculares na infância:

Erros refrativos

Erros refrativos são condições oculares que acontecem durante o desenvolvimento do olho e que fazem com que o percurso da luz sofra algum desvio, não levando uma imagem nítida à retina e, consequentemente, ao cérebro para o seu processamento.

Quadros alérgicos

É um acometimento ocular que ocorre devido a uma reação no organismo da criança, fazendo com que ela apresente quadros alérgicos como a conjuntivite. Aqui, é muito importante saber diferenciá-las das conjuntivites infecciosas.

Obstrução do canal lacrimal

A obstrução do canal lacrimal ocorre quando as lágrimas não são drenadas de maneira eficiente, muitas vezes pela membrana responsável por esta drenagem não ter se desenvolvido corretamente.

Estrabismo

Crianças com estrabismo apresentam desvios nos olhos, ele normalmente ocorre por alguma lesão na córnea ou disfunção da musculatura que controla os olhos.

Doenças infecciosas

Causadas por vírus, bactérias ou fungos, as doenças infecciosas podem acontecer ainda dentro do útero da mãe ou no nascimento do bebê. Alguns exemplos são a conjuntivite infecciosa, a toxoplasmose e a sífilis.

Alterações congênitas

Normalmente, as alterações congênitas estão relacionadas a mutações genéticas ou a variações nos cromossomos do bebê. Alguns exemplos são os erros refrativos e a catarata congênita.

Agora que você já conhece as principais doenças oculares na infância, vamos falar sobre o seu diagnóstico:

Como funciona o diagnóstico das principais doenças oculares da infância?

Saiba como diagnosticar as principais doenças oculares na infância.

Quanto mais nova for a criança, menores são as chances dela alertar os pais sobre alguma alteração em seu campo visual – já que ele também está em seu desenvolvimento. Esta é uma das principais dificuldades para fazer o diagnóstico de uma doença ocular na infância.

Se a criança nasce com algum problema, ela não tem noção se aquilo que ela está sentindo é errado porque ela ainda não teve a percepção do normal. Isto realmente pode atrasar o diagnóstico porque a criança se adapta a condições adversas muito mais fácil que o adulto e, por isso, às vezes os problemas são mais silenciosos.

A criança nasce com uma alteração congênita e ela aprende a enxergar daquela forma. Os quadros unilaterais, ou seja, das doenças que aparecem em um olho só, são ainda mais difíceis de perceber porque o outro olho compensa esta falta de visão e você tem um desenvolvimento aparentemente normal.

Quais são os sinais que os pais podem observar para descobrir doenças nos olhos das crianças?

Um sinal visível aos pais é o estrabismo, que é um desvio dos olhos, e pode ser um sinal tanto de grau alto, como de problemas mais graves como o Retinoblastoma, que é um tumor no olho da criança. Crianças com atraso de desenvolvimento, com dificuldade de andar, que tropeçam muito, ou o lacrimejamento abundante são alguns sinais que os pais podem perceber de que algo não está certo.

O Teste do Olhinho ajuda a diagnosticar as doenças oculares?

Alguns destes sinais costumam ser percebidos quando a criança já está com idade próxima a um ano, mas existe um teste para detectar problemas antes desse período que é o teste do olhinho – feito assim que a criança nasce.

O teste do olhinho é uma triagem, igual a outros testes feitos no nascimento, e ele não é feito pelo oftalmologista, mas sim pelo pediatra na maternidade. O intuito deste teste é observar se a criança tem alguma opacidade de meio, ou seja, se ela tem uma lesão de córnea que possa prejudicar o desenvolvimento da sua visão.

Para a criança enxergar ela precisa que a luz entre no olho para, assim, começar o seu desenvolvimento visual. Este desenvolvimento não é completo na hora em que o bebê nasce, então o pediatra joga uma luz para ver o reflexo da retina – que é a última porção do olho.

Se o reflexo está preservado, significa que todos os meios até a retina estão transparentes, então o pediatra pode garantir que a criança não tem nenhuma opacidade como a Catarata Congênita, lesões de córnea ou de retina.

Quais são as doenças que o teste do olhinho pode identificar?

Com o teste do olhinho, o pediatra consegue identificar a Catarata Congênita, o Glaucoma Congênito, o Retinoblastoma (que é o tumor ocular mais comum na infância) e qualquer quadro de infecção ocular, como a Toxoplasmose Congênita, porque ele vai fazer uma turvação do fundo do olho da criança.

Se o resultado do teste do olhinho apresentar alguma alteração, o bebê deve ser encaminhado para ser avaliado por um oftalmologista, que fará o diagnóstico final, bem como o tratamento adequado.

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias.  Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a).

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.