Cuidados com o impacto da saúde mental na saúde dos olhos das crianças para o volta às aulas 2023!

saúde dos olhos das crianças

A saúde dos olhos das crianças é uma pauta que vem sendo discutida com maior intensidade após o período de pandemia. Principalmente com a intensificação da tecnologia na rotina da criança.

Nós, adultos, fazemos planos novos, metas novas e novas promessas a cada ano. Entretanto, alguns pilares importantes são deixados de lado, por exemplo, a saúde ocular! 

Principalmente das nossas crianças.

Com o término das férias chegando e a rotina com aparelhos eletrônicos tendo aumentado em muitos lares, precisamos falar sobre uma importante resolução para 2023: os cuidados corretos com a saúde dos olhos das crianças para a volta às aulas e atenção à saúde mental dos nossos filhos.

Meu objetivo é transformar esse portal de notícias em conteúdos relevantes para pais e tutores, e para começar o ano bem, quero falar brevemente sobre a campanha do Janeiro Branco deste ano.

A campanha tem como tema: “A vida pede equilíbrio!”

E assim como pode afetar os adultos, a saúde mental tem um papel importante na saúde ocular. Vamos conversar um pouco sobre esse tema?

Vamos entender quais impactos a saúde mental causa na saúde dos olhos?

Assim como nos adultos, quando estamos passando por picos de estresse e ansiedade, alguns sintomas são comuns: insônia, dores de cabeça, irritação.

Porém, uma das grandes diferenças entre adultos e crianças é a dificuldade em lidar com uma nova rotina. Durante a pandemia, a rotina das crianças e adolescentes sofreram mudanças significativas:

  • Isolamento social;
  • Aumento do uso de telas;
  • Rotinas de sono prejudicadas;
  • Redução de exercícios ao ar livre.

A insegurança do momento tornou o clima no ar mais hostil, causando um aumento de desentendimentos entre familiares. 

O cenário perfeito para muito estresse!

E alguns impactos já foram sentidos há algum tempo, como o aumento de casos de depressão entre crianças e adolescentes, aumento de problemas de saúde ocular (miopia teve um aumento significativo) e a dificuldade em retornar ao convívio social.

A saúde mental e a visão estão intimamente ligadas.

Doenças que podem afetar a saúde dos olhos das crianças que estão relacionadas à saúde mental!

Baixa acuidade visual

Muitas crianças estão iniciando sua rotina escolar e sem estar com um diagnóstico correto da sua visão. Infelizmente, muitas escolas não estão prontas para receber alunos com baixa visão, causando danos profundos como crises de pânico.

Uso excessivo de telas

Outro fator relevante trata-se dos hábitos extremamente sedentários das famílias. Muitas crianças acabam permanecendo por horas na frente de telas, aumentando as chances de desenvolver:

  • Miopia
  • Catarata
  • Cegueira

Em outro artigo falei brevemente sobre o impacto do uso de telas, confira aqui.

Diabetes

Além do impacto das telas, podemos ressaltar aqui o desenvolvimento de doenças como o diabetes, que é um dos grandes causadores da cegueira entre a população.

Precisamos lembrar que a retinopatia diabética é uma das complicações mais comuns em pacientes diabéticos. Ela acontece com o rompimentos dos vasos sanguíneos que provoca o vazamento de fluido na retina (responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro).

Além da retinopatia, doenças como glaucoma e catarata são frequentes entre os diabéticos. 

O Brasil é o país mais ansioso do mundo!

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Principalmente após a pandemia.

Além de ser um dado alarmante, somos um país altamente consumidor de redes sociais, um fato que está intimamente ligado com o desenvolvimento de quadros de ansiedade e depressão. 

E o número de crianças que usam redes sociais são altíssimos, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de doenças mentais como ansiedade e depressão no longo prazo.

Por isso, atente-se à saúde mental do seu filho nesse 2023! Separei algumas dicas que irão ajudá-los a ter uma rotina mais saudável e, consequentemente, evitar danos na saúde ocular! 

  • Mantenha uma rotina de cuidados com o oftalmologista do seu filho, respeitando as recomendações do profissional!
  • Evite dar celulares para crianças menores de 5 anos, dê preferência para que elas assistam desenhos na televisão que é menos prejudicial.
  • Estimule seu filho com brincadeiras ao ar livre e leituras infantis.
  • Passe um tempo sem telas com seu filho, isso gerará maior conexão entre vocês e redução dos danos à saúde ocular de ambos.

2023 é um ano para nos conectarmos com nós mesmos e a nossa família! Priorizar nossa saúde mental e física é fundamental para que todos tenham qualidade de vida.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter