A síndrome alcoólica fetal (SAF), é uma série de defeitos na criança, que acontece durante o período de gestação, quando há a ingestão de álcool pela mãe, visto que, interfere na oxigenação e nutrição do feto. Os problemas gerados pelo consumo de bebidas alcoólicas podem afetar desde o crescimento das crianças até causar danos neurológicos.
No post de hoje, iremos trazer um pouco mais sobre os problemas gerados pela síndrome alcoólica fetal.
O que causa síndrome alcoólica fetal?
A síndrome alcoólica fetal é uma série de problemas gerados ao feto, devido a ingestão de álcool pela mãe durante o período gestacional, podendo causar a danificação de órgãos e tecidos.
Ademais, é importante salientar que quanto maior for a ingestão de bebidas alcoólicas, maior é a exposição da criança a síndrome alcoólica, porém, qualquer quantidade, por mais que mínima, é arriscado para a saúde do bebê, principalmente no primeiro trimestre de gravidez.
Sabemos que nenhuma mamãe quer colocar a vida do seu bebê em risco e por isso, a partir de qualquer suspeita de gravidez, interrompa o uso de bebidas alcoólicas e outras substâncias que possam causar malefícios ao seu filho.
Mas afinal, quais são os sintomas da SAF?
A SAF, é um problema de difícil identificação, dificultando a percepções de sintomas para dar o diagnóstico correto sobre a síndrome. Porém, os sintomas da síndrome podem afetar traços físicos, cognitivos e intelectuais.
Alguns dos principais sintomas da SAF, são:
- Lentidão no crescimento;
- Deformidades na face, como: olhos muito pequenos, nariz encurtado e entre outros;
- Cabeça e cérebro menores que o normal, causando problemas neurológicos;
- Deformidades nas juntas e dedos;
- Problemas na audição e visão;
- Coração, rins e ossos com mal funcionamento;
- Problemas na aprendizagem;
- Dificuldade de concentração e de captar informações;
- Problemas de memória;
- Problemas em manter relações sociais com outras pessoas;
- Impulsividade
Além disso, a intensidade dos problemas causados pela Síndrome alcoólica fetal dependerá de cada criança, podendo apresentar traços leves até traços extremamente graves.
Quais são os danos causados ao cérebro pela síndrome alcoólica fetal?
Como dito anteriormente, a síndrome alcoólica fetal causa problemas ao cérebro, danificando funções cognitivas e intelectuais, como: Dificuldades na escola e aprendizado, Problemas de memória e na concentração, Dificuldade em suas relações sociais.
Além disso, a SAF pode gerar sintomas secundários ao longo da vida, devido às alterações cerebrais, sendo algumas delas:
- Agressividade;
- Predisposição a depressão, ansiedade e distúrbios alimentares;
- Predisposição ao consumo excessivo de drogas, álcool e outras substâncias;
- déficit de atenção e/ou hiperatividade.
SAF e o aprendizado
Outra área, que pode deixar os papais bastante preocupados com a SAF, é o aprendizado das crianças, onde estudos mostram que é uma das partes cognitivas mais afetadas. Com isso, é importante ficar atento aos sinais demonstrados pelos seus filhos, como as notas baixas, dificuldade no foco e concentração, hiperatividade e entre outros problemas.
Caso note esses problemas nas crianças, é interessante que leve-os a uma consulta neurológica, para assim, diagnosticar quais são os possíveis problemas no desenvolvimento psico-social.
Conheça os meus serviços
Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias.
Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.