O seu filho tem um problema para enxergar chamado de Astigmatismo? Você sabe o que é, ou quando suspeitar desse problema? No post de hoje vamos abordar esse assunto com mais profundidade e, para conferir, é só continuar na leitura!
Nem todas as pessoas sabem, mas o Astigmatismo é um dos problemas de visão mais comuns. Estima-se que 70% das pessoas tenham Astigmatismo, o que corresponde a 7 entre cada 10 pessoas.
Sendo tão frequente, a primeira coisa que você deve se perguntar é: você sabe se você ou o seu filho tem Astigmatismo? Existem várias características e, dentre elas, vamos entender melhor as 3 mais importantes.
Imagem fantasma
Feche um dos olhos e verifique como você está vendo os objetos, ou as pessoas ao redor. Você percebe a formação de uma sombra ao redor do que está olhando? Geralmente as pessoas com Astigmatismo apresentam mais de um foco de imagem e, na prática, elas enxergam as pessoas ou objetos com uma sombra ao redor – também conhecida como imagem fantasma.
A imagem fantasma é diferente de ver duas imagens, que é o que chamamos de Diplopia. Nela as pessoas enxergam duas imagens reais, e não apenas uma sombra ao redor da imagem principal. Fazer a diferenciação entre a Miopia e a Diplopia é muito importante porque ver duas imagens tem outras causas, como o Diabetes, tabagismo, AVCs e paralisia dos nervos.
Você sente dificuldade de enxergar com sombra ao ver objetos ou textos escritos de longe e de perto? Quem tem Astigmatismo apresenta essa mesma dificuldade, atividades como ler placas na rua ou textos em celulares se tornam complicadas. Esse entendimento ajuda a diferenciar o Astigmatismo de outros problemas, como a Miopia e a Hipermetropia.
Para relembrar:
Miopia
Não enxerga de longe.
Hipermetropia
Não enxerga de perto
Presbiopia
Apesar de estarmos falando sobre as características principais do Astigmatismo, é importante ressaltar que existem outros problemas de saúde que apresentam os mesmos sintomas. A principal causa é a Presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada. A Presbiopia é um problema no cristalino do olho, e normalmente acontece quando as pessoas têm mais de quarenta anos de idade.
Dores de cabeça frequentes
É muito comum quem tem Astigmatismo sentir dores de cabeça, ou desconforto visual, principalmente em atividades de maior atenção como o uso de computadores e celulares. Muitos pacientes se referem a isso como aquela sensação de peso ao redor dos olhos durante a execução dessas atividades.
Outros sintomas do Astigmatismo
Além disso, quem tem Astigmatismo pode ter desconforto com a luz e, a essa característica, chamamos de Fotofobia. Outro sintoma é a piora da visão à noite e não conseguir ler letras pequenas por conta das distorções de imagem.
O Astigmatismo também pode estar associado a outros problemas, como a Miopia e a Hipermetropia, e isso faz com que o entendimento do problema seja dificultado.
O que é Astigmatismo?
Nos olhos temos duas estruturas que concentram as imagens, a córnea e o cristalino. Quando normais eles tem uma forma lisa e simétrica, como se fosse uma lente, e por isso eles conseguem projetar a luz que chega aos olhos para um ponto específico, chamado de retina.
A retina tem uma comunicação com o cérebro, lugar em que a imagem vai ser entendida. Muitas pessoas com Astigmatismo apresentam a córnea com um formato distorcido, como se fosse uma bola de futebol americano. Dessa forma, a imagem que é captada não é projetada corretamente na retina, o que faz com que a imagem seja formada com uma sombra ao seu redor.
Alterações do cristalino também podem causar Astigmatismo, mas são bem menos frequentes.
O que causa o Astigmatismo?
Geralmente, o que causa o Astigmatismo é o formato mais torto da córnea. Embora, também, outras doenças possam ter relação, como é o caso do Ceratocone. Ele é a degeneração, ou o afinamento, e encurvamento progressivo da córnea e que pode gerar Astigmatismo e Miopia.
O desenvolvimento do Ceratocone tem uma relação direta com o ato de coçar os olhos e, por isso, a ação deve ser evitada ao máximo. Traumas e cirurgias oculares também podem ser responsáveis pelo desenvolvimento do Astigmatismo, mas ler com pouca luz ou sentar muito próximo à televisão não causam essa condição.
Qual é o tratamento para o Astigmatismo?
O diagnóstico do Astigmatismo é feito pelo médico oftalmologista através do entendimento da queixa e da avaliação minuciosa dos olhos do paciente. A maior parte das pessoas diagnosticadas com o Astigmatismo vão ter o problema corrigido apenas com o uso adequado de óculos, mas tratamentos cirúrgicos também podem ser indicados para casos específicos.
Conheça os meus serviços
Olá para você que é novo por aqui! Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Astigmatismo e as principais doenças oculares na infância, não deixe de marcar uma consulta oftalmológica para o seu filho!
Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a).
Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.