O que é a Alta Miopia e quais são os problemas que ela traz?

Alta Miopia

Muitas pessoas chegam nos consultórios de oftalmologia e alegam que o seu grau é muito alto, entretanto, se o valor for em torno de dois graus ele não vai ser considerado clinicamente como uma alta miopia. As pessoas que apresentam Miopia de, em média, dois graus, têm baixo risco de complicações oftalmológicas. 

Classificação da Miopia

A Miopia é dividida em baixa, que vai de 0 a 2, moderada, variando de 2 a 6 graus, e uma alta miopia, quando existe 6 graus ou mais. Dentro da alta miopia existe uma subclassificação, que é a Miopia Degenerativa. 

As complicações oftalmológicas são aquelas que podem levar a um dano visual que pode ser permanente no olho da pessoa. Pacientes que apresentam miopia acima de seis graus, ou que apresentam miopias patológicas, são os considerados como alto míopes, têm maior predisposição para o aparecimento de diversas alterações oftalmológicas. 

As principais alterações oftalmológicas, e também mais significativas, são o descolamento de retina e o glaucoma. Essas duas doenças são potencialmente graves para os olhos dos pacientes, e uma pessoa alto míope deve ter uma atenção especial aos exames periódicos para poder verificar se existem sinais que evidenciem essas e outras doenças. 

O que é a Miopia Degenerativa

A Miopia Degenerativa faz com que a retina do paciente se afine progressivamente, ficando cada vez mais danificada pelo simples crescimento do grau da miopia. Chega uma hora que, mesmo o oftalmologista dando o grau exato, é possível que o paciente não enxergue da maneira ideal.

A principal causa da Miopia é um crescimento exagerado do olho, ou seja, quando o seu globo fica mais comprido do que deveria. Isso faz com que a imagem, que deveria ser projetada em cima da retina, acabe ficando focada antes da retina. Ou seja, a imagem fica desfocada para o paciente. 

O que é a Miopia?

O comprimento médio do olho varia de 22 a 24 milímetros, mas não existe um comprimento de olho ideal para as pessoas porque isso depende de fatores como a curvatura da córnea e a potência do cristalino. Mas é importante que esses três fatores trabalhem em conjunto para que a imagem caia nítida sobre a retina. 

Nos casos em que o olho acaba crescendo demais, então, a imagem acaba crescendo desfocada. Pacientes com grau moderado de miopia são bastantes comuns, mas a alta miopia, ou Miopia Degenerativa, acontece quando ela passa de seis graus, ou quando o olho fica com mais de 26 milímetros  de comprimento. 

Em média, cada milímetro que o olho tem a mais equivale a três graus de miopia. Existem pacientes que podem passar de vinte graus de miopia e, nestes casos, a probabilidade do desenvolvimento da Miopia Degenerativa é alta. Esse comprimento anormal do olho acaba esticando a retina, o que pode levar a uma série de complicações. 

Quais problemas de visão a alta miopia pode desencadear?

Saiba como tratar a Alta Miopia do seu filho.

Em muitos casos os pacientes desenvolvem a estafiloma, que é quando o olho sofre uma espécie de abaulamento na parte de trás e perde o seu formato original. A curva se forma na parte posterior, na parte central da visão, e isso faz com que a retina se afaste ainda mais. 

Degenerações periféricas

Dentre as alterações que podem ser encontradas em pacientes com alto grau de miopia estão as degenerações periféricas, que são afinamentos na parte anterior da retina, e que não costumam causar alterações na visão dos pacientes. Mesmo assim é importante ter atenção, porque essa área pode ficar tão fina a ponto de acarretar no descolamento da retina. 

Quando as degenerações periféricas são detectadas em pacientes com alta ou média miopia, o médico oftalmologista pode indicar a fotocoagulação a laser. Este procedimento consiste na aplicação do laser nas áreas periféricas da retina para reduzir o risco do paciente sofrer um descolamento. 

Maculopatia Miópica

A causa mais comum de perda de visão de pacientes com miopias altas é a Maculopatia Miópica, que é quando a área central do olho acaba sendo afetada pelo esticamento da retina. Em alguns casos a Maculopatia Miópica pode levar a atrofia das células retinianas e afastamento das células BPR, formando estrias na parte posterior do olho. 

Alto grau de Miopia e a Formação da Membrana Neovascular

Outra condição desencadeada pelo alto grau de miopia, e que pode ser vista como a principal, é a formação da membrana neovascular subretiniana, que é a formação de vasos anormais embaixo da retina e que, muitas vezes, acabam sangrando. Atualmente, esses vasos causados pela alto grau de miopia podem ser tratados com as injeções intravítrea de antiangiogênico, sendo possível recuperar parte da visão do paciente. 

O que pode desencadear as Miopias Patológicas?

Alguns fatores podem estar relacionados ao aparecimento das miopias patológicas como, por exemplo, os fatores genéticos e o uso exagerado do celular ou de outros dispositivos eletrônicos, principalmente durante o período da infância. É interessante que os pacientes com alto grau de miopia façam acompanhamentos periódicos da retina para que, assim, os tratamentos certos possam ser feitos antes que complicações maiores apareçam. 

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Gostou do conteúdo sobre como tratar a Hipermetropia? Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Miopia Patológica e as principais doenças oculares na infância, não deixe de marcar uma consulta oftalmológica para o seu filho!

Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). 

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho. 

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter