Cegueira infantil poderia ser evitada em 70% dos casos

Cegueira infantil

A cegueira é uma pauta de extrema importância dentro da oftalmologia, além de ser um importante debate com a sociedade, tendo em vista a necessidade de promover ações mais inclusivas no cotidiano dessas pessoas. Para tanto, o dia 13 de dezembro foi considerado o Dia Nacional do Cego, e estima-se que, no Brasil, há mais de 6 milhões de pessoas com deficiência visual.

Neste artigo abordaremos um recorte muito importante para a oftalmologia: a deficiência visual infantil.

A cegueira infantil

A visão é de extrema importância no desenvolvimento físico e cognitivo de uma criança, pois é a partir de gestos e condutas sociais que a criança desenvolve habilidades motoras e a capacidade de comunicação.

Há diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento dessa condição que atinge mais de 6 milhões de brasileiros. Contudo, estima-se que 70% dos casos de cegueira poderiam ser evitados na infância, se houvesse um bom acompanhamento pré-natal e diagnóstico precoce. A deficiência visual infantil é, também, um problema que atinge famílias de renda mais baixa, seja pela falta de informação quanto pela falta de acompanhamento de profissionais médicos qualificados.

Dessa forma, caracteriza-se como deficiência visual o comprometimento da visão em diferentes graus (podendo ser leve, moderada ou total). E para casos de deficiência visual total é chamado de cegueira.

E como é feito o diagnóstico da cegueira infantil?

O primeiro aspecto, já mencionado, que iremos abordar é sobre a importância de realizar um bom pré-natal. Há diversos casos durante a gestação da mulher que é possível identificar doenças infecciosas congênitas, isto é, são doenças infecciosas que a mãe passa para o feto pela placenta, em caso de não haver o tratamento adequado.

Podendo ser:

  • Toxoplasmose
  • Herpes
  • Citomegalovírus
  • Sífilis

Outro aspecto a ser destacado é a realização dos primeiros testes que o recém nascido faz durante o período de internação, como é o caso do “Teste do reflexo vermelho”.

“Teste do Olhinho”: teste para combate à cegueira infantil e demais doenças oculares. Conheça mais.

O que é o Teste do Reflexo Vermelho?

Conhecido também como “Teste do olhinho”, o teste do reflexo vermelho é realizado na maternidade com todos recém-nascidos. Trata-se de um teste simples que consegue identificar se há no recém nascido alguma alteração do reflexo de luz no fundo do olho.

Esse teste é de extrema importância, tendo em vista que mais de 70% dos casos de cegueira infantil são possíveis de serem evitados em caso de diagnóstico precoce. É durante a realização desse teste que é possível diagnosticar casos de má formação ocular, catarata, glaucoma congênito, tumores e inflamações.

Atualmente, a grande maioria dos estados brasileiro possuem legislação que exige a realização do teste antes do recém-nascido dar alta.

Acompanhamento durante a infância

Por fim, sempre ressaltamos a importância do acompanhamento regular de um médico oftalmologista, outras causas da cegueira infantil podem ser evitadas durante o desenvolvimento visual da criança. Ou até mesmo por doenças que se desenvolvem após o nascimento como catarata infantil (cerca de 15% dos casos de cegueira infantil são causados por essa doença), retinopatia de prematuridade (afeta cerca de 18% dos casos), glaucoma congênito (afeta até 18% dos casos) e, por fim, a atrofia ótica.

A atrofia ótica é um caso raro, resulta da desconexão das ligações nervosas que unem o olho ao cérebro.  E todas doenças possuem tratamento  a fim de evitar o comprometimento da visão da criança.

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Gostou do conteúdo? Você sabia qual era o cenário a respeito da cegueira infantil e a importância de um acompanhamento médico durante o período da gravidez quanto a fase de desenvolvimento do seu filho? Por isso sempre ressaltamos a importância de marcar uma consulta oftalmológica para o seu filho!

Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a).

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter