O que fazer quando uma criança está coçando o olho?

Coceira nos olhos

Crianças demandam atenção o tempo todo, principalmente quando a criança está coçando o olho com frequência. 

Quando falamos sobre a saúde dos olhos, principalmente dos pequenos, a atenção deve ser redobrada, tendo em vista que há alguma anormalidade para aquela coceira, além de evitar consequências irreversíveis. 

O ato de coçar os olhos com frequência, geralmente está ligado ao desenvolvimento de alguma alergia, por isso separamos este conteúdo, para te auxiliar a entender o que pode estar acontecendo com a saúde ocular do seu filho.

É normal quando a criança está coçando o olho?

Primeiramente, não há nada de anormal em coçar os olhos algumas vezes, porém é preciso cuidado para que não prejudique a visão ou para quando criança está coçando o olho com muita frequência. Entretanto, quando a criança está demasiadamente tendo algum incômodo é sinal de alerta, é provável que ela esteja com alguma alergia, já que a irritação nos olhos é um dos fatores de alergia.

Assim, quando identificar esse sintoma muito frequente, é importante levá-lo ao médico oftalmologista para diagnóstico e receber as orientações corretas.

O que fazer para evitar o desenvolvimento de alergias?

Primeiramente, é importante tomar alguns cuidados na rotina da criança, a fim de evitar que o quadro alérgico se desenvolva, tais como:

  • Não permitir que a criança coloque as mãos sujas no olhos;
  • Lavar bem as mãos após brincadeiras ao ar livre principalmente ou quando entrar em contato com brinquedos;
  • Evitar o contato com os principais causadores de alergias, como a sujeira, pêlos de animais, mofos, entre outros.

Após esses cuidados e o diagnóstico correto do médico oftalmologista de confiança, é importante seguir as medicações recomendadas, como o uso de colírios (respeitando o prazo prescrito pelo médico), pomadas, fazendo compressas de água mineral em temperatura ambiente nos olhos fechados para aliviar o desconforto.

Além dos cuidados citados acima, o cuidado com acidentes na região dos olhos das crianças requer atenção o ano todo. Em caso de passar protetor solar e escorrer para os olhos do seu filho, a primeira coisa a ser feita é lavar com água em abundância, e evitar passar muito próximo aos olhos em caso de sensibilidade. 

Além disso, muito cuidado com os brinquedos e areia. Anteriormente, já falamos sobre os primeiros cuidados com acidentes oculares que você deve ter com seus pequenos.

Cuidado com as infecções!

Além disso, a coceira pode ser sinal de infecções como a conjuntivite. A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva – a fina membrana transparente que reveste o globo ocular e o interior das pálpebras – que pode ser alérgica, viral e bacteriana, sendo altamente contagiosa nos dois últimos casos. 

No caso da conjuntivite viral, ela é transmitida pelo mesmo vírus que está no resfriado comum e pode se espalhar rapidamente. Os principais sintomas são os olhos vermelhos, irritados, lacrimejantes (com a sensação de ter areia), sensibilidade à luz e ardência.

Por fim, esteja atento para quando a criança está coçando o olho para que se torne um problema ainda mais grave!

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Gostou do conteúdo? Hoje falamos sobre as crianças coçando seus olhos e como é importante estar atento as causas. Por isso, sempre ressaltamos a importância de marcar uma consulta oftalmológica para o seu filho!

Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). 

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter