Dê um descanso aos olhos do seu filho!

descanso aos olhos

Com a inserção da tecnologia nas nossas vidas, dar um descanso aos olhos das crianças é fundamental para o desenvolvimento saudável do seu filho. Há diversos estudos que comprovam que o uso excessivo de telas não afeta somente ao desenvolvimento motor das crianças, mas sim para o desenvolvimento precoce de doenças oculares, como a miopia, por exemplo.

Já trouxemos no nosso blog o quanto a pandemia acelerou o uso de telas devido ao distanciamento social, porém, com a normalização das atividades, é hora de dar um descanso para os olhos das crianças a fim de evitar que prejudique a saúde ocular das mesmas. Por isso, trouxemos este conteúdo, esclarecendo as principais dúvidas sobre o uso de telas e o quão importante é esse descanso.

Por que o descanso de telas é importante para os olhos?

É comprovado que o uso excessivo de telas pode aumentar significadamente o desenvolvimento de miopia. Em países como Cingapura, já é preocupante o número de casos de miopia na infância devido o uso excessivo das telas.

Por isso, os pais devem estar atentos aos comportamentos das crianças, tais como:

  • Criança que esfrega os olhos com frequência;
  • Pisca excessivamente;
  • Inclinar a cabeça ou apertar os olhos ao ler ou assistir TV;
  • Dores de cabeça por fadiga ocular;
  • Queixas de cansaço ocular ou visão dupla;

Caso seu filho (a) apresente algum desses sintomas, faça uma consulta com um oftalmologista de confiança urgentemente, para evitar que o quadro se intensifique. Além da miopia, problemas como fadiga ocular e olhos secos podem surgir.

O que é fadiga ocular?

a fadiga ocular acontece quando os músculos ao redor dos olhos, como qualquer outro, podem se cansar com o uso contínuo. Concentrar-se em uma tela por longos períodos pode causar dificuldades de concentração e dores de cabeça centradas nas têmporas e nos olhos. As crianças também podem usar dispositivos de tela onde a iluminação é inferior a ideal, causando fadiga por estrabismo.

O que são os “olhos secos”?

Há diversos estudos que apontam que pessoas que piscam com uma frequência significativamente menor quando se concentram em uma tela digital, o que pode deixar os olhos secos e irritados. O uso de computadores desktop e laptop pode ser especialmente difícil para os olhos das crianças, porque eles geralmente estão situados mais acima no campo visual do que um livro, por exemplo. Como resultado, as pálpebras superiores tendem a se abrir mais, acelerando a evaporação do filme lacrimal do olho.

O que os pais podem fazer para dar descanso aos olhos da criança?

Os pais podem tomar algumas medidas para auxiliar nesse descanso das telas, tais como:

  • Monitorar o tempo de uso de telas. Lembrando que não é recomendado o uso de telas para bebês menores de 2 anos. Assim, há diversas maneiras de liberar a tela por um determinado período. Busque explicar que é importante a criança brincar, ler um livro. Incentive dando ideias de brincadeiras, passando um tempo de qualidade com a família.
  • Recomenda-se que as crianças não durmam com dispositivos em seus quartos, incluindo TVs, computadores e smartphones. Além disso, deve-se evitar a exposição às telas por 1 hora antes de ir para a cama. O uso de dispositivos após a hora de dormir, especialmente para videogames ou programas violentos, pode interferir no sono. Estudos também sugerem que a luz azul emitida pelas telas também pode dificultar o sono.

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a).

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter