Você sabe quais são as principais doenças oculares na infância? Saiba tudo sobre o tema seguindo na leitura:
Catarata Congênita
A Catarata Congênita é uma das principais doenças oculares na infância. Ela é a opacificação parcial ou total do cristalino e uma das principais causas de cegueira reversível em crianças, quando não diagnosticada e tratada precocemente. A principal forma de preveni-la é através do Exame do Reflexo do Olho Vermelho, realizado durante o teste do olhinho.
As causas mais comuns da doença são infecções intra uterinas, doenças metabólicas, fatores genéticos e hereditários. O tratamento depende da intensidade da opacificação do cristalino do bebê. Se a Catarata for identificada ao nascimento, a cirurgia deve ser realizada precocemente.
O procedimento cirúrgico consiste na remoção do cristalino opacificado, com implante da lente intra-ocular.
Acidente Ocular na Infância
O acidente ocular na infância ocorre com mais frequência entre crianças de zero a cinco anos de idade, e normalmente acontece em casa ou na escola. Brincadeiras sem supervisão, as atividades esportivas, objetos pontiagudos e substâncias químicas são as principais causas do problema.
Os sintomas iniciais podem ser dor, vermelhidão, ardor, lacrimejamento, inchaço e desconforto. É preciso ter atenção porque, em alguns casos, os sintomas podem demorar ou até mesmo não aparecerem. No caso de acidente ocular com corpo estranho, lave o olho do seu filho com água corrente e não esfregue. É importante que você não tente tirar o objeto e procure imediatamente a urgência oftalmológica.
Estrabismo
Também conhecido como o desalinhamento entre os olhos ou desvio ocular, ele pode ser do tipo convergente, divergente ou vertical. O Estrabismo pode surgir em qualquer idade, mas o seu surgimento é bem mais comum em crianças – sendo uma das principais doenças oculares na infância. Quando diagnosticado no adulto, geralmente é acompanhado por visão dupla e é preciso afastar causas neurológicas ou outras doenças.
O Estrabismo pode ser percebido através dos olhos tortos, visão baixa, piscar ou fechar um dos olhos com frequência. Outras características da condição é a posição diferenciada da cabeça na busca de compensar a visão, e também na consulta de rotina.
O tratamento para o estrabismo consiste no uso de tampões oculares, óculos, exercícios ortópticos, medicamentos ou cirurgia.
Ceratocone
O Ceratocone é uma anomalia ocular na córnea, que causa deformidade progressiva, e que assume o formato de cone a partir do afinamento e encurvamento do tecido ocular. A córnea normal apresenta um formato esférico, enquanto a córnea com Ceratocone é cônica. Essa doença atinge milhares de pessoas mas, felizmente, existem várias opções de tratamento através de métodos específicos para cada caso.
As causas do Ceratocone podem ser mudanças biomecânicas na córnea, hereditariedade, alergia ocular, mau uso de lentes de contato ou o hábito excessivo de coçar os olhos. Os seus sintomas são visão distorcida ou borrada, Diplopia, Poliopia e a sensibilidade à luz.
O diagnóstico do Ceratocone é realizado pelo exame de Tomografia de Córnea por Pentacam, e os seus tratamentos variam de acordo com o grau atingido pela doença:
Lentes de contato
Elas regularizam a superfície da córnea, contribuindo para a melhora da visão. Mas elas não inibem o avanço do Ceratocone e, em casos avançados, a adaptação pode ser difícil.
Fast Cross-Linking
Consiste na infiltração da vitamina B2, em associação com a luz UVA na córnea. Esse tratamento inibe a evolução da doença mas não a regride, e leva, em média, sete minutos para ser realizado.
Anéis Intracorneais
É o implemento de estruturas acrílicas nas áreas periféricas da córnea, fazendo com que a curvatura causada pela doença seja diminuída. A implementação dos anéis podem ser feitas com laser Femtosegundo.
Transplante de Córnea
A cirurgia substitui toda a área deformada da córnea, e é indicada para casos mais avançados da doença. O transplante pode ser feito com laser Femtosegundo, o que torna a cirurgia mais rápida, segura, eficaz e proporciona uma boa recuperação.
Conheça os meus serviços
Olá para você que é novo por aqui! Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe um pouco mais sobre as principais doenças oculares na infância, não deixe de marcar uma consulta oftalmológica para o seu filho!
Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a).
Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.