A obesidade infantil é uma doença crônica que afeta mais de 13% das crianças no Brasil. Devido ao número crescente de casos, é preciso alertar todos adultos responsáveis sobre o quão importante é cuidar da saúde do seu filho, pois a obesidade pode desencadear diversas doenças, como diabetes, que terão graves consequências na saúde ocular do seu filho.
Preparei esse post informativo para que você entenda a relação da obesidade infantil com a saúde ocular do seu filho.
A obesidade infantil
Segundo informações do Ministério da Saúde, 6,4 milhões de crianças no Brasil já apresentam sobrepeso enquanto 3,1 milhões já evoluíram para o quadro de obesidade infantil. A doença afeta certa de 13,2% das crianças de 5 a 9 anos que são acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e esse número está aumentando progressivamente em função das novas rotinas e hábitos alimentares.
Sabe-se que com o aumento do uso de telas durante a pandemia pela Covid-19, diversos efeitos estão surgindo após esses quase 2 anos, e um deles é o aumento do sedentarismo. Com o aumento do sedentarismo devido a rotina de distanciamento social, crianças estão trocando as brincadeiras ao ar livre por telas e, assim aumentando cada vez mais o número de sobrepesos.
A obesidade infantil é uma doença crônica, considerada desde 2018 pela OMS, vista como fator de risco para desenvolver diversas outras comorbidades: diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
Entretanto, com a falta de informação, pouco se fala sobre o quanto a diabetes pode afetar na saúde ocular da criança e adultos. E é sobre isso que iremos conversar em seguida.
Qual relação da obesidade infantil com doenças oculares?
A resposta dessa pergunta é bastante simples. Uma criança obesa tem maior risco de desenvolver diabetes (Tipo 2), hipertensão que são comorbidades que afetam diretamente em outras doenças oculares como:
- Glaucoma
- Catarata
- Cegueira
- Retinopatia diabética
- Edema macular diabético (EMD)
Tais doenças são comumente desenvolvidas em pessoas de maior idade, mas a faixa etária está cada vez menos. Vamos entender mais sobre as duas doenças que estão mais relacionadas com o desenvolvimento do diabetes:
Retinopatia diabética
A Retinopatia diabética é uma condição que ataca a saúde da retina do paciente detectado com diabetes de duas formas: não-proliferativo e proliferativo.
Retinopatia diabética não-proliferativo
É o tipo mais comum. Os pequenos vasos sanguíneos (capilares) que ficam atrás do olho, incham e formam bolsas, essas bolsas acabam interceptando a passagem de sangue na região.
Retinopatia diabética proliferativo
É uma forma onde o quadro de retinopatia diabética não-proliferativo progride de forma agressiva, transformando-se no proliferativo. Ou seja, ocorre a obstrução completa dos vasos sanguíneos que acabam impedindo a passagem de oxigênio, resultando em uma hemorragia vítrea e até mesmo, o deslocamento de retina.
Outro fator muito relevante da Retinopatia diabética é a demora em apresentar sintomas. De forma que acaba dificultando o tratamento, por apresentar sintomas nas fases tardias da doença, e assim, levando o afetado a perder a visão.
Edema macular diabético (EMD)
Grande parte dos pacientes diabéticos com Retinopatia podem desenvolver o edema macular diabético devido as alterações estruturais nos vasos sanguíneos, causados pelo quadro prolongado de hiperglicemia. As paredes capilares podem perder o controle da passagem de substâncias entre o sangue e a retina, causando o vazamento do humor aquoso – que é responsável por manter a saúde dos olhos e a nossa visão limpa – embaçando nossa visão ou até mesmo provocando a cegueira.
Novembro é o mês de conscientização do diabetes, e é muito importante alertarmos sobre os perigos da obesidade infantil no desenvolvimento de doenças oculares, principalmente causadas pelo diabetes. Por isso, ao menor sinal de algum dos sintomas descritos, procure um médico oftalmologista para seu filho. É um ato de amor!
Conheça os meus serviços
Olá para você que é novo por aqui! Gostou do conteúdo? Você sabia da relação de diabetes e doenças oculares? Agora sabe a importância de marcar uma consulta oftalmológica para o seu filho!
Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a).
Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.