Você sabe quando deve ser a primeira consulta ao oftalmologista do seu filho?

primeira consulta ao oftalmologista

A primeira consulta ao oftalmologista das crianças deve acontecer, geralmente, a partir dos 6 meses de idade. Porém, muitos pais possuem dúvidas sobre qual o momento ideal, como identificar, quais avaliações são feitas na maternidade, logo após o nascimento do filho. Por isso, trouxemos este conteúdo, para esclarecer as dúvidas mais comuns para não prejudicar o desenvolvimento saudável das crianças.

A primeira consulta ao oftalmologista deve acontecer quando ocorrer alguma queixa?

A resposta dessa pergunta é: não! O olho é o órgão que mais se desenvolve durante os primeiros 12 meses de vida e aos 7 anos é considerado um órgão “adulto”. Assim, a primeira consulta deve acontecer até os primeiros 6 meses, a fim de evitar qualquer problema que prejudique o desenvolvimento saudável da primeira infância.

Há diversas doenças que podem ser diagnosticadas com o Teste do Olhinho, tais como: catarata, glaucoma congênito e outros problemas.

Além disso, é fundamental a observação dos pais em casa. Observar se a criança derruba muitas vezes um brinquedo, se tem dificuldade de enxergar detalhes. Além disso, os pais podem testar o desenvolvimento visual dos filhos com os próprios brinquedos, por exemplo, ofereça o brinquedo e observe se a criança tem a mesma desenvoltura e coordenação para pegar o brinquedo, tapando um olho e o outro.

Quando é realizado o “Teste do olhinho”?

A campanha promovida pela SBP e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) defende a realização do teste em todos os bebês logo após o nascimento, a fim de detectar qualquer alteração que possa causar obstrução no eixo visual e uma possível cegueira. O diagnóstico precoce possibilita o tratamento adequado.

É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

O uso de telas pode prejudicar meu bebê?

Sim! O uso precoce de aparelhos eletrônicos pode prejudicar o desenvolvimento visual, intelectual e da fala em crianças menores de 6 anos. Sabe-se que um dos fatores que mais vêm aumentando o número de casos de miopia entre crianças (no mundo todo) é a proximidade que a tela têm com os olhos

Assim, a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta limites para expor as crianças a esses eletrônicos. Conforme a faixa etária abaixo:

  • Crianças menores de 2 anos: não deve ser usado;
  • Crianças entre 2 e 5 anos: até 1 hora por dia;
  • Crianças entre 6 e 10 anos: até 2 horas por dia;
  • Adolescentes entre 11 e 18 anos: até 3 horas por dia, nunca “virar a noite”;
  • Todas as faixas etárias: nada de telas durante as refeições e desconectar 1 a 2 horas antes de dormir. Principalmente para adultos que trabalham em computador.

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página passamos informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias. Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a).

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão, ou do seu filho.

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter