Como preparar o seu filho para a primeira consulta?

primeira consulta

É muito importante que toda a criança faça a sua primeira consulta oftalmológica até o primeiro ano de vida. E, mesmo se nesse primeiro ano a criança estiver tendo o seu desenvolvimento normal, a orientação é clara: fez um ano, precisa fazer o atendimento oftalmológico normal. 

Quando nascemos, a nossa visão não está completa. Esta visão vai atingir a sua maturidade até os 6, 7 anos de idade. É fundamental que a criança vá até o consultório oftalmológico e faça esta primeira avaliação e, se por acaso, for encontrado algum grau refrativo, ela vai precisar usar óculos e fazer estimulação com tampão para que o desenvolvimento da sua visão seja adequado. 

Como os pais podem ajudar no desenvolvimento da visão de seu filho? 

Muitos pais, ainda hoje, por falta de orientação acabam percebendo que a criança tem um problema visual já na idade da alfabetização – onde já passou o período de desenvolvimento maior da visão. Por conta disso, as chances da criança acabar ficando com uma visão prejudicada são grandes. 

Pelo menos uma vez ao ano, as crianças precisam fazer uma avaliação oftalmológica. Erros refrativos como a Miopia, por exemplo, começam a se desenvolver em períodos ápices de crescimento da criança – que costuma acontecer no início da adolescência. 

Como preparar o seu filho para a primeira consulta oftalmológica?

A mãe sempre deve deixar a criança calma e não fazer do médico um bicho papão. Ela deve demonstrar que é normal e natural ir ao médico e que os exames podem doer ou incomodar um pouco, mas é preciso realizar as consultas para a criança crescer bem e não ter nenhum problema grave no futuro. 

É muito importante não infantilizar a fala nestes momentos porque as crianças, mesmo com pouca idade, entendem e percebem a importância do que está fazendo no tom de voz, principalmente pelo tom de você da mãe. Outra dica é não mentir sobre como a consulta oftalmológica funciona para que os filhos não percam a confiança tanto nos pais, quanto em seu médico. Elas precisam perceber que o oftalmologista é um amigo que ela pode confiar, e isso vem desde a primeira consulta. 

Quais exames são feitos na primeira consulta?

Na primeira consulta oftalmológica, o médico fará a avaliação externa dos olhos, pálpebras e canal lacrimal. A partir deste exame, ele pode identificar vermelhidões, edemas ou alterações no sistema de lubrificação dos olhos das crianças. Dependendo do resultado desta primeira avaliação, os exames que se seguem serão definidos. 

O médico também realizará o exame de motilidade ocular para avaliar os músculos responsáveis pela movimentação dos olhos da criança. Em crianças menores de 3 anos, o exame é feito com a ajuda de um oclusor ocular e um objeto luminoso. Com ele, é possível detectar problemas como o estrabismo e a ambliopia. 

O teste de acuidade visual é feito com objetos e, com eles, o médico observará como a criança reagirá a partir da movimentação deles. A ideia é que o paciente fixe a sua visão no objeto e siga-o com os dois olhos. Com este teste, é possível detectar problemas na visão, principalmente no que diz respeito às formas e contornos dos objetos. 

Os exames comentados aqui são apenas alguns que devem ser feitos na primeira consulta oftalmológica do seu filho. O mais importante é marcar uma conversa inicial com seu médico para retirar todas as dúvidas sobre o que será abordado na primeira consulta, bem como a melhor maneira de preparar a criança para ir até um consultório oftalmológico. 

Conheça os meus serviços

Olá para você que é novo por aqui! Eu sou a Dra. Paula Gabriela e me formei na ULBRA, a minha especialidade é a saúde ocular pediátrica e adulta. Aqui na minha página você vai encontrar informações úteis e de qualidade, como cuidados, dicas e explicações mais aprofundadas sobre patologias.  Meu objetivo é deixar você mais informado(a) e atento(a) para os cuidados com a sua visão e do seu filho (a). 

Se estiver precisando marcar uma consulta oftalmológica, não deixe de entrar em contato comigo por aqui. Vamos conversar para tirar todas as suas dúvidas e fazer uma avaliação completa da sua visão e da sua família. 

Categorias

Compartilhe nossa notícia nas suas redes sociais

WhatsApp
Facebook
Email
LinkedIn
Twitter